Concen participa de sorteio de UCs para aferição dos medidores de energia elétrica
A presidente do Concen, Rosimeire Costa, participou na manhã desta segunda-feira (16) do sorteio das unidades consumidoras que terão os medidores eletrônicos periciados por especialistas da Universidade de São Paulo (USP), campus de São Carlos, promovido na Assembleia Legislativa pela CPI da Energisa.
Rosimeire falou sobre a atuação do Conselho e colocou a consultoria do órgão à disposição da Assembleia, para que se possa tirar quaisquer dúvidas eventuais e também sobre a importância da transparência na relação de consumo. “A boa fé entre as partes deve prevalecer”.
Conforme informações da CPI, a Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/MS) fez inicialmente a triagem dos processos relativos à cobrança abusiva e cobrança indevida, sendo filtrados o total de 2.289. Desses processos, foram sorteados 300.
Dos 300 sorteados, serão periciados 200, atendendo o que é determinado pela ABNT [Associação Brasileira de Normas Técnicas], considerando a população de Campo Grande. A partir do dia 18 será contado o prazo de sete dias úteis para retirada dos relógios. No dia 27 será realizado o transporte do material para São Carlos.
Os equipamentos serão analisados pela equipe técnica do Departamento de Engenharia da USP, que irá produzir os laudos. Perícia técnica credenciada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) também participará do estudo.
A Comissão investiga, desde novembro de 2019, possíveis irregularidades nas contas de energia elétrica em Mato Grosso do Sul.
Veja Também
SES alinha estratégias para enfrentamento das arboviroses em MS
Cursos de artesanato ampliam oportunidades para reeducandos da Capital
Seminário debate impactos de eventos severos e ações de prevenção em MS
Pesquisa revela que brasileiros preferem ganhar presentes a PIX