Comitê Estadual conclui vistorias nas salas de depoimento especial em MS
Comitê concluiu vistorias em Mato Grosso do Sul, com inspeções finalizadas em seis comarcas
O Comitê Estadual de Monitoramento e Assistência Operacional do Depoimento Especial de Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência concluiu, na última semana, a inspeção das salas de depoimento especial nas comarcas do interior de Mato Grosso do Sul. As vistorias, realizadas entre Junho e Agosto, abrangeram todas as comarcas do Estado, com a presença final do juiz Giuliano Máximo Martins, presidente do comitê, nas comarcas de Naviraí, Itaquiraí, Eldorado, Mundo Novo, Iguatemi e Sete Quedas nos dias 28 e 29 de Agosto.
O comitê, vinculado à Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ) do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), teve como objetivo avaliar as condições das salas de depoimento especial para garantir que estejam alinhadas com a metodologia do protocolo brasileiro de entrevista forense, aprovado pelo Conselho Nacional de Justiça.
Segundo o juiz Giuliano Martins, as inspeções revelaram a necessidade de pequenas adequações em algumas comarcas, já acolhidas pelos responsáveis, e identificaram algumas questões mais complexas em outras. Essas observações serão incluídas em um relatório a ser apresentado ao presidente do TJMS, desembargador Sérgio Fernandes Martins, que avaliará a viabilidade de adequações futuras.
Martins destacou a importância do trabalho, ressaltando que a iniciativa é inédita e visa padronizar as instalações em todo o Estado, garantindo que o TJMS esteja na vanguarda no tratamento de casos envolvendo crianças e adolescentes. A avaliação geral foi positiva, com problemas encontrados considerados mínimos, refletindo o cumprimento da legislação e do protocolo estabelecido.
O juiz também enfatizou o caráter pioneiro das vistorias, afirmando que não há registro de experiências semelhantes em outros tribunais. O objetivo é manter o TJMS sempre atualizado e eficaz no suporte à infância e juventude.
A servidora da Coordenadoria da Infância e da Juventude, Doemia Ceni, acompanhou o juiz durante as vistorias.
Veja Também
Último fim de semana de 2024 tem espetáculos e shows gratuitos
Câmara aprova fim da contagem de pontos na CNH do motorista que não pagar pedágio
Consórcio Guaicurus diz que incêndio em ônibus foi causado por pane elétrica
Risco de desabamento suspende buscas na ponte entre o MA e TO