Comissão aprova direito a férias para quem tem filhos com deficiência
Medida amplia direitos e garante inclusão ao permitir que férias coincidam com o período escolar dos dependentes
A Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que garante a trabalhadores, servidores e estagiários responsáveis por pessoas com deficiência o direito de coincidir suas férias com o recesso ou com as férias escolares do dependente. A medida também se estende a trabalhadores, servidores e estagiários com deficiência que tenham dependentes em idade escolar.
Segundo o substitutivo aprovado, de autoria da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, o direito deverá ser assegurado por empresas públicas e privadas. O texto modifica o Estatuto da Pessoa com Deficiência.
O relator na Comissão de Trabalho, deputado Leo Prates (PDT-BA), destacou que a proposta amplia o alcance do projeto original, de autoria da deputada Dayany Bittencourt (União–CE), que previa o benefício apenas para servidores públicos e estagiários.
“O substitutivo representa um avanço na promoção da dignidade das pessoas com deficiência e na concretização do princípio da igualdade”, afirmou Prates. Ele ressaltou ainda que a iniciativa está alinhada a compromissos internacionais de combate à discriminação e de promoção da plena inclusão social.
A proposta já foi aprovada pelas comissões de Trabalho, de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e de Administração e Serviço Público. O próximo passo será a análise, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).
Para se tornar lei, o projeto precisa ser aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal
Veja Também
Papai Noel causa comoção em visita a hospital público da Capital
Inquérito tenta agilizar acesso a leitos de urgência e emergência
Corumbá abre Jardim de Natal com shows, feira de artesanato e presépios
Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado