Diário Digital
 
Geral

Comércio será reaberto em Naviraí

|
Redação
AddThis Website Tools

O prefeito de Naviraí, Izauri de Macedo, anunciou que o comércio do município vai abrir as portas a partir de segunda-feira (30). Ele havia formalizado decreto para fechar estabelecimentos de serviços e produtos considerados não essenciais, além do Toque de Recolher. A medida foi suspensa nesta sexta-feira (27) por meio de outro decreto. Somente o Toque de Recolher foi mantido, mas o comércio está liberado para funcionar.

Com a medida, a prefeitura atende ao pedido da Associação Comercial e Empresarial de Naviraí (ACEN). O presidente da entidade, José Uemura, encaminhou ofício com 140 assinaturas de comerciantes ao gestor municipal argumentando que o fechamento vai resultar em demissões e fechamento de lojas.

A partir de segunda-feira os estabelecimentos estão autorizados a funcionar tomando todas as medidas de higienização orientadas pelo Ministério da Saúde para prevenir o Coronavírus. Naviraí não tem casos de Covid-19 segundo levantamento da Secretaria Estadual de Saúde.  O Toque de Recolher continua valendo  no período das 22 horas até 05 horas da madrugada do dia seguinte.

A decisão foi tomada após reunião do Comitê de Gerenciamento de Crise de Naviraí que decidiu por unanimidade pela reabertura do comércio.  Para justificar a decisão, o prefeito ressaltou que as medidas tomadas no decreto inicial surtiram efeito. “Foram suficientes para conscientizar toda a população a ficar em casa então isso teve uma grande aceitação por parte da população que acabou entendendo essa necessidade”, salientou o gestor do município.

No que se refere ao lado econômico e financeiro da Prefeitura, ficou definido que ocorrerá uma flexibilização quanto aos prazos. “Estamos estudando a possibilidade de conceder uma prorrogação da parcela única que vence dia 13 de abril para maio, que é a segunda chance de pagar em única cota com 10% de desconto do imposto. A parcela que venceria dia 13 de abril, ficará para maio. Então ninguém paga IPTU em abril. Quem parcelou, a parcela de abril vai vencer no final de dezembro”, garantiu Izauri Macedo.

 

Veja Também

Mutirão Todos em Ação terá edição especial neste sábado na Vila Popular

Surto na Bolívia acende alerta e Três Lagoas inicia 'dose zero' do sarampo

Clube de Leitura do Sesc retorna neste sábado no Teatro Prosa

Especialistas alertam que crianças não podem ser "produto" das redes

AddThis Website Tools