Geral

Comércio está normalizando aos poucos

|
Redação

Após a autorização do prefeito Marquinhos Trad (PSD), casas lotéricas e restaurantes em Campo Grande voltaram a funcionar nesta sexta-feira (27) mas com algumas restrições. Aos poucos o cenário do comércio retoma a normalidade. O fechamento foi estabelecido na última semana para barrar a propagação do novo coranavírus.

Após a liberação pelo governo federal, o município seguiu a medida e liberou o funcionamento das lotéricas que voltaram a funcionar na Capital hoje, mas com limitações. Em um estabelecimento lotérico localizado na Rua Candido Mariano, as filas estavam organizadas e os clientes mantendo um metro e meio de distância um do outro.

O aposentado Joaquim Araújo levantou cedo para pagar as contas. Ele se mostrou favorável à decisão do presidente Jair Bolsonaro.“O Brasil não pode parar, é claro devemos tomar algumas precauções para evitar a transmissão do vírus, mas o brasileiro não pode parar”, afirma. Ainda segundo o aposentado o transporte público é outro setor que deveria voltar ao normal. "Se os comércios vão abrir, então é fundamental que os ônibus também voltem” declara.

Na região central os restaurantes ainda estavam atendendo em forma delivery, para evitar aglomerações. A abertura foi autorizada pelo municípiom mas com alguma recomendações. Entre elas a lotação máxima reduzida em 70%, podendo funcionar com 30%, sendo realizada higienização completa antes de abrir e após fechar, havendo também higienização de maquinetas de cartão, e mantendo 2 metros de distância uma mesa e outra.

Além do reforço na higienização, todos os funcionários terão que utilizar equipamentos de proteção individual (EPI) obrigatoriamente, sendo luvas e máscaras, e se possível ser aferida com termômetro infra-vermelho a entrada de cada pessoa no estabelecimento, sendo que se for verificada temperatura corpórea febril, ser proibida entrada e a divulgação de informações sobre o COVID-19.

De acordo com outra medida da prefeitura, o próximo setor a ter a atividade liberada é o da construção civil. Os canteiros de obras voltam a receber trabalhadores a partir de segunda-feira, mas também com restrições.

Veja Também

Justiça do Trabalho determina volta de 70% dos motorista durante greve

Indígenas mantêm interdição parcial no anel viário em Dourados

MS Ativo Cooperação encerra 2025 com adesão total dos municípios

Festival de Ginástica da Prefeitura em Campo Grande