Diário Digital
 
Geral

Comércio da Capital pode abrir as portas nos feriados de Corpus Christi e Santo Antônio

Empregadores devem avisar funcionários com antecedência de cinco dias

|
Victória Bissaco
AddThis Website Tools
Comércio pode abrir nestes feriados - (Foto: Bruno Barros)

Os próximos feriados em Campo Grande caem no dia 08, onde é comemorado Corpus Christi, e dia 13 de junho, feriado municipal de Santo Antônio. Nestas datas, o empregador pode decidir a abertura ou fechamento dos comércios, conforme estabelecido em Convenção Coletiva de Trabalho, firmada entre o Sindicato do Comércio Varejista de Campo Grande (Sindivarejo CG), Fecomércio MS e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Campo Grande.

Os empresários que irão abrir seus empreendimentos, precisam compensar o empregado pelo dia trabalhado com uma folga, a ser concedida preferencialmente na semana seguinte e no intervalo máximo de 15 dias. 

As empresas também devem informar em até cinco dias antes ao sindicato laboral, por escrito e com pagamento de R$ 20 por empregado, ficando isento quanto aos empregados e empresas contribuintes aos sindicatos.

"Os empregados contribuintes ao sindicato laboral terão direito ainda a uma indenização no valor de 7% do valor do piso salarial, que será paga até o final do expediente, além da remuneração de eventuais despesas com refeição", explica o gerente sindical da Fecomércio-MS, Fernando Camilo. O horário de trabalho será das 9h às 18h, exceto para lojas dos shoppings, com intervalo mínimo intrajornada de uma hora.

Veja Também

"Kadiwéu no Mundo" transmite cultura indígena na França

Setembro Amarelo: dicas para cuidar da saúde mental no cotidiano

Imasul reforça monitoramento hidrológico e apresenta a situação dos rios

Saúde mental: Tempo de tela impacta na qualidade de vida

AddThis Website Tools