Geral

Com 'super poço', água será captada a 500 m de profundidade na Capital

Líquido será retirado diretamente do Aquífero Guarani, no Nova Campo Grande

|
Redação
Funcionários trabalham na preparação do poço (Foto: Divulgação)
Está prestes a entrar em operação um no ‘super poço’ de onde se captará água a aproximadamente 500 metros de profundidade,  diretamente do Aquífero Guarani. A obra da concessionária Águas Guariroba está em fase de conclusão no Bairro Nova Campo Grande.
 
Foram cinco meses para a construção do ‘super poço’ para alcançar as águas do Aquífero. Normalmente, os poços para captação na Capital tem em média 200 metros de profundidade. As obras contemplam ainda a construção de um reservatório de 1 milhão de litros de água.  
 
Ações iniciadas em Julho visam o abastecimento da região e reforça o sistema de distribuição de água da concessionária, conforme relatou a empresa. Para acompanhar a reta final da obra, aÁguas Guariroba recebeu a Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos (Agereg) em uma visita técnica na semana passada.
 
“A concessionária vem ampliando seu sistema de abastecimento, uma vez que a região da Nova Campo Grande tem tido um grande crescimento de moradores. Com isso, estamos ampliando o abastecimento, dando a segurança a todos que o contínuo fornecimento será mantido e com a alta qualidade que sempre entregamos a melhor água do país”, cometa o gerente de Operações da Águas Guariroba, José Henrique da Cruz.
 
Com 350 m³ por hora de vazão máxima, o poço vai alimentar o reservatório que em seguida fará a distribuição para a população da região do Nova Campo Grande e Serradinho. São mais de 12 mil pessoas beneficiadas.
Representantes da Agereg fizeram visita técnica às obras do poço (Foto: Divulgação)
“É um privilégio poder acompanhar a instalação desse reservatório, que vai beneficiar toda a região da Nova Campo Grande, levando água contínua para cada casa. A Agência de Regulação se antecipa e participa de todo o processo, para que a gente possa garantir a melhor entrega de serviços para a nossa comunidade, sempre avançando e fazendo mais”, disse o diretor-presidente da Agereg, Odilon de Oliveira Júnior.
 
Além do abastecimento da região, as ações vão beneficiar toda cidade, pois o sistema de abastecimento de água da concessionária é resiliente e integrado, ou seja, caso seja necessário reforçar o abastecimento em outros bairros, a água deste poço poderá ser deslocada.
 
“Nosso programa de ampliação de abastecimento incluem a perfuração de novos poços para os próximos anos e também de novos reservatórios, visando sempre a segurança hídrica aos campo-grandense. Junto com esse do Nova Campo Grande, estamos também concluindo outro reservatório com capacidade de 1 milhão de litros de água na região do Pênfigo”, concluiu José Henrique.
 
A gerente de Comunicação, Fabiana Simão, o coordenador de Operações, Jeferson Cazuza, e o coordenador de Engenharia, Joás Carvalho, também acompanharam a visita.
(Foto: Divulgação)

Veja Também

Justiça do Trabalho determina volta de 70% dos motorista durante greve

Indígenas mantêm interdição parcial no anel viário em Dourados

MS Ativo Cooperação encerra 2025 com adesão total dos municípios

Festival de Ginástica da Prefeitura em Campo Grande