Geral

Com 'super poço', água será captada a 500 m de profundidade na Capital

Líquido será retirado diretamente do Aquífero Guarani, no Nova Campo Grande

|
Redação
Funcionários trabalham na preparação do poço (Foto: Divulgação)
Está prestes a entrar em operação um no ‘super poço’ de onde se captará água a aproximadamente 500 metros de profundidade,  diretamente do Aquífero Guarani. A obra da concessionária Águas Guariroba está em fase de conclusão no Bairro Nova Campo Grande.
 
Foram cinco meses para a construção do ‘super poço’ para alcançar as águas do Aquífero. Normalmente, os poços para captação na Capital tem em média 200 metros de profundidade. As obras contemplam ainda a construção de um reservatório de 1 milhão de litros de água.  
 
Ações iniciadas em Julho visam o abastecimento da região e reforça o sistema de distribuição de água da concessionária, conforme relatou a empresa. Para acompanhar a reta final da obra, aÁguas Guariroba recebeu a Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos (Agereg) em uma visita técnica na semana passada.
 
“A concessionária vem ampliando seu sistema de abastecimento, uma vez que a região da Nova Campo Grande tem tido um grande crescimento de moradores. Com isso, estamos ampliando o abastecimento, dando a segurança a todos que o contínuo fornecimento será mantido e com a alta qualidade que sempre entregamos a melhor água do país”, cometa o gerente de Operações da Águas Guariroba, José Henrique da Cruz.
 
Com 350 m³ por hora de vazão máxima, o poço vai alimentar o reservatório que em seguida fará a distribuição para a população da região do Nova Campo Grande e Serradinho. São mais de 12 mil pessoas beneficiadas.
Representantes da Agereg fizeram visita técnica às obras do poço (Foto: Divulgação)
“É um privilégio poder acompanhar a instalação desse reservatório, que vai beneficiar toda a região da Nova Campo Grande, levando água contínua para cada casa. A Agência de Regulação se antecipa e participa de todo o processo, para que a gente possa garantir a melhor entrega de serviços para a nossa comunidade, sempre avançando e fazendo mais”, disse o diretor-presidente da Agereg, Odilon de Oliveira Júnior.
 
Além do abastecimento da região, as ações vão beneficiar toda cidade, pois o sistema de abastecimento de água da concessionária é resiliente e integrado, ou seja, caso seja necessário reforçar o abastecimento em outros bairros, a água deste poço poderá ser deslocada.
 
“Nosso programa de ampliação de abastecimento incluem a perfuração de novos poços para os próximos anos e também de novos reservatórios, visando sempre a segurança hídrica aos campo-grandense. Junto com esse do Nova Campo Grande, estamos também concluindo outro reservatório com capacidade de 1 milhão de litros de água na região do Pênfigo”, concluiu José Henrique.
 
A gerente de Comunicação, Fabiana Simão, o coordenador de Operações, Jeferson Cazuza, e o coordenador de Engenharia, Joás Carvalho, também acompanharam a visita.
(Foto: Divulgação)

Veja Também

Animais domésticos terão direito a RG com cadastro nacional

Procurador da República abre inquérito para investigar ação da PRF

Último fim de semana de 2024 tem espetáculos e shows gratuitos

Câmara aprova fim da contagem de pontos na CNH do motorista que não pagar pedágio