Geral

Com quase 10 mil atendimentos, CPE Atende facilita acesso processual

Central de Processamento Eletrônico tem sido fundamental para otimizar o trabalho judicial

|
Redação
O CPE foi criado em 2023 e tem otimizado o trabalho da justiça (Imagem: Divulgação)

Desde sua implementação em 2023, por determinação do presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), Des. Sérgio Fernandes Martins, o Centro de Processamento Eletrônico (CPE) já realizou impressionantes 9.895 atendimentos em todo o estado.

Considerado um marco desde sua criação em 2013, a Central de Processamento Eletrônico tem sido fundamental para otimizar o trabalho judicial, permitindo que parte do fluxo processual seja conduzido pela própria central. Esse modelo de processamento conjunto das ações entre a CPE e os cartórios judiciais tem gerado significativa aceleração nos procedimentos legais.

No entanto, para os profissionais do Direito, a falta de comunicação direta com o setor era um obstáculo ao bom desempenho de suas funções. Em resposta a essa demanda, o canal "CPE Atende" foi estabelecido em junho de 2023.

O "CPE Atende" possibilita que as partes envolvidas obtenham informações sobre o andamento de processos através de requerimentos eletrônicos. Os pedidos e dúvidas são registrados, e as respostas são fornecidas em um prazo de 3 a 5 dias úteis, acessíveis pelo link https://sistemas.tjms.jus.br/sic/publico/loginCPE.xhtml.

É importante ressaltar que o "CPE Atende" complementa os serviços prestados pelos cartórios judiciais, que permanecem como a primeira e principal fonte de atendimento do Judiciário.

Veja Também

Justiça do Trabalho determina volta de 70% dos motorista durante greve

Indígenas mantêm interdição parcial no anel viário em Dourados

MS Ativo Cooperação encerra 2025 com adesão total dos municípios

Festival de Ginástica da Prefeitura em Campo Grande