Com apreensões em toneladas, Piracema vai até dia 28
Quem for pego pescando durante esse periodo de defeso, pode pegar até três anos de prisão, alerta PMA
A Polícia Militar Ambiental (PMA) começou no dia 8 de Fevereiro a Operação Carnaval, no combate a pesca predatória.
A operação é uma das ações ao combate a pesca durante a Piracema, período de reprodução dos peixes, caracterizada pela migração rio acima.
Em Janeiro, quase uma tonelada de peixes foram apreendidos pela PMA, na Operação Piracema, que combateu o comercio ilegal dos pescados.
O município de Aquidauana foi a cidade do Estado com maior números de ocorrências, totalizando mais de 400 kg de peixes apreendidos, gerando uma multa de mais de 50 mil reais.
Vale lembrar que pescar durante esse período é crime ambiental e pode causar a prisão de até três anos de reclusão, além do pagamento de uma multa pelo crime. A detenção é prevista por lei e foi regulamentada em 1988, pela lei nº 7.653.
Durante esse período, a única modalidade de pesca permitida é a "pesque e solte", ou a pesca esportiva. A pesca predatória volta a ser permitida no dia 28 de Fevereiro.
A Piracema é um dos períodos mais importantes para a manutenção do ecossistema pantaneiro pois contribui para a não extinção das espécies de peixes.
Veja Também
MS encerra 2024 com mais de R$ 2,4 bilhões investidos em saúde
Nova sede da Casa da Saúde e Remédio em Casa no MS
Ator Ney Latorraca morre aos 80 anos no Rio de Janeiro
Alunos da rede pública de Corumbá recebem menção honrosa na 19° OBMEP