Com 10 mil análises por mês, laboratório monitora tratamento do esgoto
Atualmente 94% de Campo Grande possui cobertura da rede de esgoto, sendo que 100% do que é coletado é tratado
| Redação


Com mais de 94 milhões de litros de esgoto tratados todos os dias, a Águas Guariroba tem um trabalho essencial para que o meio ambiente seja preservado e o ciclo da água seja concluído da forma mais sustentável em Campo Grande.
Todos os meses, o Laboratório de Efluentes da Águas Guariroba recebe mais de 1 mil amostras e realiza mais de 10 mil análises no esgoto. “Esse constante monitoramento é essencial para garantirmos a excelência do nosso trabalho no tratamento do esgoto. Fazemos coletas do esgoto bruto e do tratado, antes de ser devolvido à natureza”, comenta Renato Vilela, coordenador de Esgotamento Sanitário da Águas Guariroba.
O laboratório recebe amostras das duas ETEs da Capital, a ETE Los Angeles e a ETE Imbirussu. “Além de monitorar a qualidade do nosso tratamento, nós fazemos um monitoramento na qualidade do córrego onde o efluente volta à natureza. E os resultados são muito positivos. A qualidade do córrego até melhora após o lançamento desse efluente”, completa Renato.
Avanço do Saneamento - Atualmente 94% de Campo Grande possui cobertura da rede de esgoto, sendo que 100% do que é coletado é tratado. O avanço do saneamento segue na Capital. Neste ano a Águas Guariroba iniciou a construção da terceira ETE, que vai ampliar a capacidade de tratamento de esgoto.
A ETE Botas, localizada no Jardim Colúmbia, vai beneficiar mais de 12 mil pessoas da região norte da Capital. Serão mais de R$ 5 milhões em investimentos na obra de infraestrutura e na ampliação da rede de esgoto na região dos bairros Nova Lima, Anache, Vida Nova e Colúmbia. Por dia, essa nova ETE vai tratar uma média de 2 milhões de litros de esgoto.
Veja Também
Sábado e domingo tem vacinação contra gripe no Bosque dos Ipes
Festival Surdolímpico será em Dourados pela primeira vez neste sábado
Instituto da Saúde Ocular realiza ação de prevenção ao Glaucoma em shopping
Energisa participa de ação comunitária da UEMS no São Conrado
