Colônia de férias da Cidade Dom Bosco tira adolescentes do celular
Equipe preparou brincadeiras e jogos interativos para os participantes


Brincadeiras, interação e muita diversão marcam a Colônia de Férias promovida pela Cidade Dom Bosco, em Corumbá, para os adolescentes e jovens, de 13 a 18 anos. Até o dia 17 de janeiro, foram programadas diversas atividades com o intuito de tirá-los da frente do celular, movimentá-los e integrá-los, tudo com bastante diversão.
O objetivo central da Colônia de Férias é proporcionar momentos de interação, lazer e aprendizagem, além de garantir que no período de férias escolares, crianças, adolescentes e jovens sejam acolhidos e distanciados de situações que ofereçam riscos, através de atividades orientadas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. Assegurando os direitos fundamentais para os nossos protegidos. Entre esses direitos estão a vida, a saúde, a alimentação, a educação, o esporte, o lazer, a profissionalização, a cultura, a dignidade, o respeito, a liberdade e a convivência familiar e comunitária. Uma oportunidade para que eles possam vivenciar diversas atividades que envolvem a recreação, o trabalho em equipe e também o protagonismo.
A Colônia de Férias da Cidade Dom Bosco é totalmente gratuita e neste ano, a atividade é realizada por conta do Termo de Fomento, assinado com a Prefeitura de Corumbá, que destinou recursos de uma emenda parlamentar da senadora Tereza Cristina à instituição.
Coordenador da Cidade Dom Bosco, Fernando Melgar explica que a intenção da colônia é promover a interação entre os participantes e também oferecer atividades de promoção à saúde física e mental.

“Sabemos o quanto as novas gerações têm recorrido à internet e às redes sociais, em especial. Isso, além de provocar isolamento e diversos problemas psicológicos em muitos casos, acaba fazendo com que estes adolescentes não brinquem mais e até tenham acesso a conteúdos impróprios. Por isso, pensamos em uma Colônia de Férias que garantisse a interação com colegas da mesma idade, que têm os mesmos interesses, e resgatasse o brincar em equipe”, afirma.
Divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no fim do ano passado, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua sobre Tecnologia da Informação e Comunicação (Pnad/TIC) apontou que 91,2% das crianças com idade entre 10 e 13 anos usam a internet diariamente. Conforme a pesquisa, o percentual de crianças de 10 a 13 anos que têm celular alcançou 54,8% em 2022. Já a partir dos 14 anos, o percentual de adolescentes com o próprio smartphone era de 84,7% em 2022.
Brincadeiras com balões, circuito, jogo da velha, centopeia humana, caça ao tesouro e brincadeiras refrescantes com água, são algumas das atividades que já entreteram os adolescentes e jovens durante os primeiros dias da Colônia de Férias.
Participante do PCAF (Programa Crianças e Adolescentes Felizes), o adolescente Andrey Alvarez conta que a Colônia de Férias tem sido divertida. “A gente interage, é desafiado até os nossos limites para concluir as provas. Estou achando muito massa”, afirma.
Juliana Ardaya, 17 anos, participa pelo segundo ano da Colônia de Férias e tem gostado da experiência. “Está sendo maravilhoso, muito bom. Você esquece dos problemas, se diverte, brinca. Você fica feliz”, conta.
Edição para crianças - Ainda neste mês, acontece a Colônia de Férias para crianças, com idade entre 6 e 12 anos. As atividades serão realizadas de 22 a 31 de janeiro, também na Cidade Dom Bosco.
As vagas são destinadas às crianças e adolescentes atendidos pelo PCAF (Programa Crianças e Adolescentes Felizes) e pelo Adoção a Distância. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas na secretaria da instituição.
Veja Também
Política de humanização do luto materno entra em vigor em 90 dias
Prefeitura desocupa terrenos invadidos no Centro de Campo Grande
Sesc Lageado recebe oficina de voz e coral pelo projeto Sesc Partituras
Abertas inscrições para Auxílio Atenção à Saúde Mental, com apoio financeiro