Clube de leitura municipal divulga relação de livros para 2024
Debates acontecem virtualmente, como forma de agregar mais pessoas, inclusive de outras cidades
Criado pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico, o Clube do Gabi é um instrumento de fomento à leitura. O trabalho é coordenado pela Casa do dr. Gabi – Espaço de Memória e faz parte da programação sistemática da Sala do Poeta (espaço reservado à literatura-sul-mato-grossense).
O nome do clube é uma homenagem ao Dr. Gabriel Vandoni de Barros, por sua grande paixão pelos livros e intensa dedicação ao fomento da leitura na cidade.
Os debates acontecem virtualmente, como forma de agregar mais pessoas, inclusive de outras cidades ou de outros estados, aproveitando-se da tecnologia para redução de distâncias geográficas. Os encontros online possibilitam também a valiosa contribuição dos (as) mediadores(as) convidados(as), pois a cada encontro alguém do universo da cadeia livreira (professores, escritores, editores, ilustradores, jornalistas) contribui para a discussão da obra, engrandecendo a experiência de leitura.
A curadoria dos livros, sob responsabilidade de José Gilberto Rozisca e Marcelle Saboya, visa oportunizar a bibliodiversidade. A lista dos livros selecionados apresenta uma variedade literária, como romances, poemas, contos, quadrinhos, literatura infanto-juvenil, livros de não ficção e conta também com os clássicos da tradição literária do estado de Mato Grosso do Sul.
O link de acesso aos encontros é disponibilizado no instagram da Casa Dr. Gabi (@museu.casadrgabi) e da FCPH (@fcph.corumba) no dia do encontro.
Segue então, com nosso desejo de boas leituras, a lista dos livros já com a ordem em que serão lidos no Clube do Gabi, essa iniciativa feita para quem, assim como nós, é apaixonado(a) por literatura:
Janeiro – Olhos lilases, Jonattan Rodriguez Castelli
Fevereiro – A guerreira Portia, Bianca Resende
Março – Sonhos Selvagens, Dudu Azevedo
Abril – Ju-Ju-Judite – a girafa gaga, Juliana Cláudia Amorim
Maio – História sem nome, Lenilde Ramos
Junho – Salas dos sonhos – memórias dos cinemas de Mato Grosso do Sul, vol.II, Marinete Pinheiro
Julho – Coelhos, Marcelo Santos
Agosto – O patrimônio histórico-cultural de Ladário/MS – olhares sobre as manifestações populares e os bens a serem preservados, Daiani Lima dos Santos
Setembro – O matador e outros contos, Rogério Silva Pereira
Outubro – Corumbá reinventada, Eduardo Mendes
Novembro – Gramática expositiva do chão, Manoel de Barros
Dezembro – Só não disse..., Sá Junior da Cruz Lopes
Veja Também
Aplicativo sobre de prevenção de desastres já tem 2 mil downloads
Lula sanciona lei sobre uso de bioinsumos na agropecuária
Bebê sobrevive à cirurgia complexa que retirou tumor do coração na Capital
Polícia Civil de MG já identificou 16 vítimas de acidente na BR-116