Circuito de Robótica Sesi MS reúne mais de 200 estudantes na Capital
Evento aberto ao público ocorre no Centro de Convenções Albano Franco


A maior competição de robótica educacional de Mato Grosso do Sul, o Circuito de Robótica Sesi MS, ocorre neste fim de semana, reunindo mais de 200 estudantes do ensino fundamental e médio da Rede Sesi de Educação. As disputas acontecem entre os dias 18 e 19 de novembro, no Centro de Convenções Albano Franco, em Campo Grande, com entrada gratuita para o público.
O evento contará com 27 equipes de diversas cidades do estado, acompanhadas de professores e técnicos, para competirem em quatro modalidades: FIRST Lego League (FLL), FIRST Tech Challenge (FTC), FIRST Robotics Competition (FRC) e F1 in Schools. Além da competição, os jovens terão a oportunidade de demonstrar projetos e habilidades em programação, modelagem, montagem e resolução de desafios, explorando conceitos de STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).
Programação
No sábado, a recepção e credenciamento das equipes começam às 7h, e o público poderá acompanhar o evento a partir das 10h. Após a abertura oficial às 17h, será realizada a "Festa da Amizade", evento de integração entre os participantes. No domingo, o foco será nas finais das modalidades FLL e FTC, seguidas pela cerimônia de premiação às 16h30, onde os vencedores garantem vagas para as etapas regional (FLL) e nacional (demais modalidades) do Circuito de Robótica Sesi.

Modalidades e Equipes Participantes
Na FIRST Lego League (FLL), estudantes de 9 a 15 anos precisam criar soluções para problemas da sociedade moderna, utilizando robôs feitos de peças LEGO. Nesta categoria, participam equipes como Alphadroids (Aparecida do Taboado), Mega Mentes (Dourados), e Capitech (Campo Grande).
Na modalidade F1 in Schools, os estudantes projetam miniaturas de carros de Fórmula 1 movidos a CO₂. As equipes precisam desenvolver estratégias de marketing e gestão financeira, além de realizar projetos sociais. As equipes Peregrine Race (Campo Grande), Jaguar Race (Corumbá), e BR Racing (Dourados) representam o estado nessa disputa.
A FIRST Tech Challenge (FTC) reúne equipes que constroem robôs de médio porte para realizar tarefas em arena. Equipes como Tupitech (Corumbá), Tech Vikings (Naviraí) e Tera Robotics (Três Lagoas) participarão dessa categoria.
Já a FIRST Robotics Competition (FRC) envolve a construção de robôs industriais de até 56 kg. Equipes como FRCapi (Campo Grande), Tech Vikings (Naviraí) e Tera Robotics (Três Lagoas) se enfrentarão para concluir desafios na arena.
Veja Também
Endometriose: conheça os sintomas e saiba como tratar a doença
Três Lagoas emite gratuitamente carteirinha para pessoas com autismo
Prefeitura de Três Lagoas remove bancos vandalizados na Avenida Filinto Muller
Parque Antenor Martins recebe 1ª Festa da Páscoa com pesca liberada