Diário Digital
 
Geral

Cinematuridade tem 1º edição nesta quarta-feira na Capital

O Enredo aborda o tema "A Balada de Narayama" de 1983

|
Redação
AddThis Website Tools
Cinematuridade tem 1ª edição de 2024 com exibição de longa e discussão sobre o envelhecer, às 14h, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559 - 3º andar. (Foto: divulgação)

Em uma pequena cidade japonesa, chamada Narayama, a tradição é clara: quem passa dos 70 anos deve deixar a vila para encontrar a morte no topo da montanha. Próximo da data, o personagem Orin tem uma grande preocupação, precisa encontrar uma esposa para o filho mais velho antes de chegar a vez de subir o monte.

Este é o enredo do filme japonês “A Balada de Narayama”, de 1983, e que vai subsidiar as discussões da primeira edição do Cinematuridade deste ano. produzido pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoa Idosa, o projeto une audiovisual e debate com profissionais acerca do envelhecimento.

“A ideia é fazermos uma vez ao mês no MIS (Museu da Imagem e do Som) e também levar o Cinematuridade para outros locais e municípios do Estado. Depois do longa, as pessoas ficam e participam colocando suas opiniões e percepções acerca do que viram, o que é muito bacana porque a visão de um vai completando a do outro, já que as pessoas veem a mensagem de determinada forma”, descreve a subsecretária Zirleide Barbosa.

Em cada ancontro, um profissional da rede de atendimento à pessoa idosa é convocado a trazer o assunto visto na tela para o dia a dia dos sul-mato-grossenses. Nesta edição, o diálogo será mediado pelo pesquisador de Envelhecimento Humano, Cuidados Paliativos, Espiritualidade e Religiosidade em Saúde, professor Ramon Moraes Penha, da UFMS.

O Cinematuridade será realizado no MIS, na quarta-feira, dia 28 de fevereiro, às 14h, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559 - 3º andar. A entrada é gratuita e aberta a todos.

 

Veja Também

'Formigão do Vidro' dá destino correto a toneladas de resíduos em MS

Dourados terá ponto facultativo, mas serviços essenciais funcionam

Páscoa Fantástica no Pátio Central Shopping

Asilo São João Bosco sorteia carro zero para ampliar arrecadação

AddThis Website Tools