Cinco pessoas são presas em cada ação contra furto de energia em MS
Número é resultado de ações integradas e ostensivas no Estado; fiscalizações são realizadas todos os dias


Só neste ano, as ações realizadas pela Energisa com a Polícia Civil têm levado para as delegacias de Mato Grosso do Sul uma média de cinco pessoas, em cada ação contra furto de energia. O combate a esse tipo de crime se tornou cada vez mais ostensivo no estado, sendo que “todos os dias temos fiscalização nas 74 cidades sob a concessão da empresa”, diz o coordenador comercial da Energisa MS, Jonas Ortiz.
Do levantamento de dados por meio de tecnologia às investigações com apoio policial, a concessionária reúne o máximo de informações sobre pontos comerciais e residenciais suspeitos quanto ao uso irregular de energia elétrica. As ações de combate, de forma permanente, são estabelecidas pelo órgão regulador do setor, a Aneel.
“O nosso Centro de Inteligência tem trabalhado para identificar os fraudadores e a gente tem agido para combater esse tipo de crime em todos os âmbitos, desde uma quadrilha, quem oferece o serviço de fraude até o consumidor final”, ressalta o coordenador.

A distribuidora lembra que fazer ligação irregular, ou seja, o furto de energia é crime previsto no Código Penal brasileiro e gera prejuízos para o estado, traz riscos para a segurança da população e ainda pode prejudicar a qualidade da energia que os vizinhos recebem em casa.
Somente no primeiro semestre deste ano, o número de ilegalidade já é 60% maior que todo o ano passado. Quem quiser denunciar situações suspeitas pode entrar em contato pelos canais de atendimento da Energisa, de forma totalmente anônima.
Veja Também
Atleta de natação conquista pódio internacional com apoio da Prefeitura
Edital para adesão de hospitais privados ao SUS sai na próxima semana
Prazo para pagar taxa de inscrição do Enem 2025 vai até sexta-feira
ANS limita a 6,06% reajuste de planos individuais e familiares