Diário Digital
 
Geral

Cidade Universitária sedia Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química

Inscrições devem ser feitas até o dia 2 de Outubro

|
Redação
AddThis Website Tools
(Foto: Reprodução)

De 2 a 4 de outubro, será realizado o 7º Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química da Região Centro-Oeste, com o tema Sustentabilidade e Bioeconomia: o papel fundamental da Química. O evento é voltado para alunos do ensino médio, estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais da área. As inscrições devem ser feitas até o dia 2 de outubro nesta página.

Segundo o professor do Instituto de Química (Inqui) e vice-secretário da Sociedade Brasileira de Química, Adilson Beatriz, o objetivo do encontro é promover a interação entre a comunidade universitária e científica, incentivando a troca de conhecimentos e a interdisciplinaridade. O evento explora as conexões entre a química, a sustentabilidade e a bioeconomia, demonstrando como essa ciência pode auxiliar na criação de processos e produtos mais ecológicos, reduzir o impacto ambiental e impulsionar a economia verde. “Este encontro serve como uma plataforma para o compartilhamento de resultados de pesquisas, além de fortalecer o ensino superior e promover a formação de estudantes, tanto de graduação quanto de pós-graduação, com uma abordagem interdisciplinar”, afirma o pesquisador.

O professor também destaca que esta edição do evento contribui para o desenvolvimento científico e tecnológico da região Centro-Oeste ao promover um espaço de troca de experiências entre pesquisadores, estudantes e profissionais. “O encontro incentiva discussões sobre temas inovadores, o que pode resultar em novos projetos de pesquisa, parcerias interinstitucionais e aplicação de tecnologias sustentáveis”, complementa.

Com uma programação diversificada, o evento terá palestras, mesas-redondas, apresentações de pesquisas e minicursos. Serão abordados temas como ensino de química; físico-química e ciências dos materiais; química analítica; química ambiental; química inorgânica; química orgânica; bioquímica; química de produtos naturais; e tecnologia e inovação em química.

Além de ser um espaço para a troca de conhecimentos, o encontro busca incentivar a formação de redes de colaboração entre universidades, institutos de pesquisa e indústrias. “O evento conta com o apoio da UFMS, de diversos grupos de divulgação científica, [unidades regionais da] Sociedade Brasileira de Química, e recebe suporte financeiro da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul, vinculada à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação”, conclui o professor Adilson.

O professor do Inqui e secretário regional da Sociedade Brasileira de Química de Mato Grosso do Sul, Edson dos Anjos dos Santos, reforçou que é a primeira vez que o evento é realizado em Campo Grande e na UFMS. “Este ano, o evento traz como tema a Bioeconomia e a Sustentabilidade, duas áreas que devem caminhar juntas e que são protagonistas para melhorar o cenário atual do que o mundo vem enfrentando com os adventos do clima e poluição. Pretendemos fomentar reflexões sobre o papel da química e áreas correlatas no desenvolvimento de estratégias e soluções para enfrentar os desafios contemporâneos, e promover o networking entre estudantes, professores e pesquisadores, para que possam confluir suas ideias e contribuir para a ciência produzida no Brasil”, finaliza.

O 7º Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química da Região Centro-Oeste será realizado no Complexo Multiuso 1, em frente ao Teatro Glauce Rocha, na Cidade Universitária. Para mais informações e inscrições, acesse a página.

Veja Também

Brics terá reunião de Conselho Popular no Rio de Janeiro

Governo de MS promove 1º Encontro da Rede de Gestão Estratégica

Secretaria da Mulher aciona corregedoria após novos insultos a Marina

Pesquisa aponta alta de internação por doenças respiratórias de não-vacinados

AddThis Website Tools