Geral

Cidade de MS forma observadores de pássaros para ajudar na preservação

Prefeitura está cadastrando pessoas interessadas em contribuir para a preservação de diversas espécies

|
Redação
(Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Três Lagoas (MS), por meio da Diretoria de Turismo, em parceria com o Instituto Mamede – Pesquisa Ambiental e Ecoturismo, está formando um grupo de observadores de aves e cadastrando pessoas interessadas em contribuir para a preservação de diversas espécies, compartilhando registros de pássaros que fazem parte do nosso cotidiano.

“Qualquer pessoa pode ser uma observadora de pássaros. Por meio da ciência cidadã, qualquer pessoa que se interesse pela atividade de observar aves, mesmo que não seja um cientista profissional, poderá disponibilizar suas fotos e o local de onde foram tiradas, contribuindo significativamente para coletar dados sobre a distribuição e as populações das nossas espécies de aves”, explicou a diretora de Turismo do Município, Lidiane Ferreira.

Quer saber como fazer birdwatching?

“A observação de aves é uma das atividades mais democráticas, segundo seus praticantes. Não tem limite de idade, pode ser feita de qualquer lugar e não precisa de nenhum tipo de formação específica para se tornar adepto. Além disso, quem pratica o birdwatching também percebe benefícios para a saúde. Está sendo indicado por especialistas para o tratamento de doenças como depressão”, destacou Lidiane.

O que é necessário para ser um observador?

Para ser um observador de pássaros, é necessário ter um “kit iniciante”, que inclui um par de binóculos e um guia de aves. Existem sites, como o Wiki Aves, que funcionam como guia online, mas os observadores indicam um guia impresso.

Para se cadastrar como observador, basta entrar em contato com a Diretoria de Cultura pelo telefone/WhatsApp (67) [número de telefone] munido de documento de identificação oficial.

Veja Também

Suzano é premiada por combater exploração de crianças nas rodovias

MP autoriza renovação automática da CNH para motoristas sem infrações

Prefeitura amplia programa de monitoramento para pacientes diabéticos em Dourados

Carreta bitrem tomba na BR-163 e motorista fica gravemente ferido