Ciclista de MS é convocado pela Confederação Brasileira

A Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) convocou o atleta Kawãh David para o Training Camp 2019 Ciclismo de Estrada. O período de treinamentos será realizado em Rio Claro (SP), de 22 a 26 de janeiro de 2020. O ciclista de Chapadão do Sul é um dos 190 sul-mato-grossenses contemplados pelo Bolsa Atleta, programa de incentivo ao esporte do Governo do Estado, concedido através da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).
De acordo com a CBC, o estágio visa identificar talentos para o ciclismo, fomentar e desenvolver as categorias de base, proporcionar treinamentos técnicos e táticos da modalidade de estrada, realizar avaliações e testes físicos padronizados para criar um banco de dados e difundir o conhecimento de temas relevantes ao esporte.
O sul-chapadense estará no interior paulista ao lado de 29 ciclistas (ao todo, 15 meninos e 15 meninas, das categorias juvenil e júnior, nascidos de 2002 a 2005). “Para ele, representa um divisor de águas, o Kawãh vai respirar e transpirar ciclismo por quatro dias, além de estar sendo observado e orientado pelo departamento de alto rendimento da CBC. Certamente seu horizonte em relação ao ciclismo será ampliado”, destaca o pai do atleta, Octavio David.
Com essa seleção, Octavio já vislumbra futuras convocatórias e a oportunidade de o filho representar o país em competições internacionais. “Acredito que esta seleção ao Training Camp é fruto dos bons resultados obtidos pelo Kawãh ao longo dos últimos anos. E com tudo que ele irá aprender neste estágio, certamente somará para o futuro dele como atleta. É um incentivo para defender nossa bandeira no futuro”.
Kawãh é um dos principais nomes do ciclismo de base de Mato Grosso do Sul. O sul-mato-grossense conquistou dois ouros inéditos para o Estado na fase final dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ) de 2018, em Natal-RN, na classe de 12 a 14 anos: foi campeão na prova por pontos (australiana) e na prova por resistência. No mesmo ano, foi campeão brasileiro de estrada. Nos Jogos Escolares da Juventude de MS, o atleta faturou duas medalhas douradas, na prova de velocidade (contrarrelógio) e por pontos (australiana).
O sul-chapadense faz parte da categoria Estudantil do Bolsa Atleta e recebe R$ 381,19. “O auxílio do Bolsa-Atleta é muito importante, um adolescente recebendo ‘um salário’ para praticar o esporte que gosta é um incentivo. Este é o primeiro degrau para o início de uma carreira”, finaliza Octavio.
Veja Também
Política de humanização do luto materno entra em vigor em 90 dias
Prefeitura desocupa terrenos invadidos no Centro de Campo Grande
Sesc Lageado recebe oficina de voz e coral pelo projeto Sesc Partituras
Abertas inscrições para Auxílio Atenção à Saúde Mental, com apoio financeiro
