Geral

Chegada de rota Bioceânica vai ampliar desenvolvimento no Mato Grosso do Sul

Porto Murtinho se prepara para transformação da cidade em "Portal da Tota" no Estado

|
Redação
(Foto: divulgação Governo de MS)

prefeitura de Porto Murtinho prepara a cidade para ser o 'Portal da Rota Bioceânica'. Para isso, está em elaboração um novo plano diretor que reorganiza a infraestrutura do município para os próximos 10 anos, na área social e econômica, visando dar mais qualidade de vida à população e adequar-se às demandas exigidas para ser o portal da maior Rota de Integração Logística da América Latina.

Para detalhar o projeto e debater a Rota, o prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra Ribeiro, esteve reunido com o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, sexta-feira (17) em Campo Grande.

O encontro também contou com a presença da secretária-adjunta de Meio Ambiente, Regina Heyn, da arquiteta Fernanda Gonzaga, e do assessor especial de Logística da Semadesc, Lúcio Lagemann. A reunião teve como pauta principal a Rota Bioceânica, um dos principais projetos de integração regional, que promete transformar Porto Murtinho em um eixo estratégico para o comércio internacional.

Durante a reunião, foram discutidas ações para o fortalecimento da infraestrutura e do desenvolvimento sustentável ao longo do corredor logístico, garantindo que o município esteja preparado para as oportunidades econômicas geradas pela ligação entre o Brasil e os portos do Oceano Pacífico.

O prefeito Nelson Cintra destacou a importância da parceria com o Governo do Estado para garantir que Porto Murtinho colha os benefícios desse grande projeto de integração sul-americana.

"Porto Murtinho é o portal da Rota Bioceânica e eu estive conversando com o secretário Jaime e com a equipe, falando sobre o nosso Fórum, que vai ser dia 18 de fevereiro. Nós estamos preparando a cidade para ser o portal da Rota. Então, é muito importante, debatermos uma série de coisas como é o caso do nosso plano diretor que está quase finalizado", explicou o prefeito, que lembrou que o plano está sendo executado por uma universidade de Curitiba, mas ainda precisa ser aprovado pela Câmara.

"Nós temos uma assessoria muito boa para desenvolver o plano de diretor. E o plano diretor, a cidade de Porto Murtinho, é do Estado. Isso que a gente está discutindo com o secretário. Uma cobertura maior, já que o município está se tornando um dos mais importantes do Estado", complementou.

Ele destacou que ficou acordado junto ao Governo que a expansão da cidade vai se dar ao longo do acesso da ponte, da BR-267 até a ponte.

"Com o plano diretor vamos direcionar todo o desenvolvimento do portal da rota que é Porto Murtinho. Vim apresentar para o secretário e ele gostou do projeto. E a nossa meta é apresentar o detalhamento do plano no dia 18 de fevereiro durante o Fórum da Rota", destacou Cintra.

O secretário da Semadesc, Jaime Verruck, destacou a importância da iniciativa. "O Plano está sendo feito para adequar e realmente pensando Porto Murtinho com a concentração da Rota Bioceânica.E nesta linha ele está pensando na expansão, para onde a cidade vai crescer e principalmente a disponibilização de áreas específicas tanto para a infraestrutura social como para a econômica", salientou.

Plano

O Plano trabalha com eixos de desenvolvimento para o município para os próximos 10 anos, com expansão da área industrial, criação de novas áreas residenciais segurança e saúde.

"Porto Murtinho foi construída dentro do dique, e nós já temos pouca área para desenvolver. Então nós vemos que teremos que realizar obras fora do dique", adiantou.

Para isso, a Prefeitura aposta em planejamento e zoneamento. "Tudo está sendo zoneado. A área habitacional, industrial, zoneamento do Porto Seco, questão da saúde, segurança, tudo, então tá tudo dentro desse plano", salientou o prefeito.

Veja Também

Sul-mato-grossenses podem concorrer a 10 mil bolsas para aprender programação

Câmara de Campo Grande define emendas federais com bancada de MS

Senado pode votar em 2025 volta da obrigação de extintores em carros

Sem aposta ganhadora, Mega-Sena pode pagar R$ 7 milhões nesta terça-feira