Certidões negativas podem ser emitidas no portal do TJMS
Sistema encaminha automaticamente a certidão negativa para o e-mail cadastrado pelo usuário
| Redação


Você sabia que entre os serviços prestados pelo Poder Judiciário de MS para a população está a emissão de certidões negativas cíveis e criminais? Há anos os pedidos de emissões de certidões negativas, para fins eleitorais, podem ser feitos pelo portal do TJMS, de forma gratuita e fica disponível na hora.
O pedido deve ser feito pelo link https://esaj.tjms.jus.br/sco/abrirCadastro.do. Após o requerimento, o sistema encaminha automaticamente a certidão negativa para o e-mail cadastrado pelo usuário. As certidões emitidas são as mais diversas: cíveis; criminais; falência, concordata, recuperação judicial e extrajudicial, antecedentes criminais e criminal militar.
Se o interessado tentar emitir uma certidão de 1º grau e o sistema apresentar resposta de impossibilidade por algum motivo, basta fazer o pedido da certidão pelo e-mail cgr-cdistribuidor@tjms.jus.br, encaminhando anexo imagem de RG e CPF, ou CNPJ, no caso do solicitante ser pessoa jurídica. O requerente também deve especificar no e-mail qual certidão deseja, cível ou criminal, e para qual finalidade.
No prazo máximo de três dias úteis, o interessado receberá resposta do Cartório Distribuidor sobre o pedido. Nestes casos, será feita a cobrança de uma taxa de emissão a ser paga por boleto. Após a compensação financeira do pagamento, a certidão é encaminhada também para o e-mail do pedido.
Mas atenção: essa medida vale apenas para situações em que não foi possível a emissão pela internet. Importante ressaltar que as certidões criminais, não importa por qual procedimento tenha sido feita a solicitação, permanecem com a emissão sem custo.
Para mais esclarecimentos basta entrar em contato com o Cartório Distribuidor pelo WhatsApp (67) 98407-0618. Para as comarcas do interior de MS, basta procurar o e-mail do Fórum em Telefones Úteis, pelo link https://www.tjms.jus.br/servicos/pabx/. No Tribunal de Justiça (2º Grau), o e-mail deve ser enviado para distribuicao2grau@tjms.jus.br.
Veja Também
Balaio Feira Criativa abre inscrições para expositores da 24ª edição
Pesquisadoras de MS são finalistas do Prêmio Nacional Confap 2024
Inflação oficial desacelera em março, mas atinge maior patamar desde 2023
TJMS oferece ferramenta digital para resolver conflitos na área da saúde
