Geral

Centro multiusuário temático da UFMS receberá R$ 14,3 milhões da Finep

Dinheiro será usado na modernização dos equipamentos e garantia da sustentabilidade e operacionalidade dos laboratórios

|
Redação
(Foto: Divulgação)

Uma proposta da UFMS foi aprovada na chamada da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para a consolidação de um centro multiusuário temático na área da saúde. O projeto intitulado Centro de Pesquisa e Inovação em Bioprospecção e Síntese de Produtos para a Saúde Humana e Animal tem como objetivo viabilizar soluções inovadoras para desafios críticos na área, promovendo impacto direto no bem-estar humano. Serão destinados cerca de R$14,3 milhões para a modernização dos equipamentos e garantia da sustentabilidade e operacionalidade dos laboratórios associados ao projeto.

Com o mesmo nome da proposta aprovada, o Centro de Pesquisa e Inovação em Bioprospecção e Síntese de Produtos para a Saúde Humana e Animal (CIBSint), criado por meio de uma cooperação entre UFMS e Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul, é formado pelo Laboratório de Síntese e Transformações de Moléculas Orgânicas, Laboratório de Purificação de Proteínas e suas Funções Biológicas e Laboratório de Óptica e Fotônica. Também serão envolvidos na iniciativa outros laboratórios da Universidade e grupos de pesquisa da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição (Facfan), da Faculdade de Medicina, do Instituto de Física e do Instituto de Química.

Segundo a professora da Facfan e coordenadora da proposta, Maria Lígia Rodrigues Macedo, a ampliação do parque de equipamentos irá consolidar o ambiente científico e tecnológico da UFMS, fortalecendo a infraestrutura de pesquisa e beneficiando diversas unidades setoriais. “O objetivo principal é atingir resultados que permitam impulsionar o crescimento econômico, fomentar a inovação e melhorar a qualidade de vida. A infraestrutura solicitada irá fortalecer os esforços de grupos de pesquisas da UFMS e do Governo do Estado na consolidação de um centro multiusuário, cujo propósito é promover a integração entre academia e indústria, visando ao desenvolvimento de tecnologias aplicáveis ao mercado e capacitando profissionais e estudantes para atuarem nas áreas de bioprospecção, biotecnologia e síntese de produtos para a saúde humana e animal”, informa.

Ainda conforme a coordenadora, a aprovação permitirá avanços significativos em estudos de metabolômica, proteômica, lipidômica e na síntese de produtos para a saúde, contribuindo para o desenvolvimento de novos fármacos e materiais biológicos. “A infraestrutura proposta estimulará a inovação e a transferência de tecnologia para o setor produtivo local, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico de Mato Grosso do Sul e impulsionando a bioeconomia da região”, aponta.

Mais informações sobre a aprovação dos recursos podem ser acessadas na página da financiadora. Mais informações sobre o CIBSint podem ser obtidas aqui.  

Veja Também

Justiça do Trabalho determina volta de 70% dos motorista durante greve

Indígenas mantêm interdição parcial no anel viário em Dourados

MS Ativo Cooperação encerra 2025 com adesão total dos municípios

Festival de Ginástica da Prefeitura em Campo Grande