Centro de Referência de Esporte e Cultura Escolar é a 15ª reforma feita
Local será sede administrativa e centro de treinamento do PRODESC que promove o treinamento desportivo de alta performance
| Laura Cação


Na próxima segunda-feira, dia 22 de abril, será inaugurada a reforma da Escola Estadual Riachuelo, transformada em Centro de Referência de Esporte e Cultura Escolar. Esta é a 15ª instituição de ensino reformada por presos do regime semiaberto de Campo Grande pelo programa do Poder Judiciário estadual "Revitalizando a Educação com Liberdade".
A solenidade de inauguração está marcada para as 8 horas, na Rua Onze de Outubro, 220, Bairro Cabreúva, e contará com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Des. Sérgio Fernandes Martins, e do Governador do Estado, Eduardo Riedel, entre outras autoridades.
Para a transformação da antiga Escola Riachuelo no primeiro Centro de Referência de Esporte e Cultura Escolar do Estado, a 2ª Vara de Execução Penal (VEP) da capital destinou R$ 680 mil arrecadados do desconto judicial de 10% dos salários dos presos que trabalham via convênio com o poder público.
O local será a sede administrativa e centro de treinamento do Programa MS Desporto Escolar (PRODESC) que promove o treinamento desportivo de alta performance nas mais variadas modalidades de esporte, preparando futuros atletas olímpicos e paraolímpicos. Além disso, diversas ações culturais também são desenvolvidas pelo programa e passarão a utilizar o espaço.
A reforma foi realizada em pouco menos de quatro meses e contemplou a revitalização completa do prédio, com pintura de paredes, teto, piso, grades e quadra coberta; instalação de cobertura do estacionamento; reestruturação completa da rede elétrica e de ar condicionado; limpeza de telhado, calhas, instalação de grades de segurança, etc. Foram instalados 70 ventiladores de teto, além da troca de lâmpadas e tomadas, troca e recuperação de portas, vidros e janelas e a revitalização do jardim.
Os trabalhos foram executados por um grupo de 25 reeducandos do Centro Penal Agroindustrial da Gameleira. Cada detento recebeu um salário mínimo mensal. A remuneração e o transporte dos presos foram custeados pela Secretaria de Estado de Educação (SED) por meio de convênio com o Conselho da Comunidade de Campo Grande.
Programa do TJMS com o apoio de diversos parceiros. Esta 15ª reforma contou com a parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SED), a Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania (SETESC), a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen/MS) e o Conselho da Comunidade de Campo Grande.
Veja Também
Brics terá reunião de Conselho Popular no Rio de Janeiro
Governo de MS promove 1º Encontro da Rede de Gestão Estratégica
Secretaria da Mulher aciona corregedoria após novos insultos a Marina
Pesquisa aponta alta de internação por doenças respiratórias de não-vacinados
