Geral

Centro de Atendimento à Criança e Adolescente começa a sair do papel

Governo de MS recebe terreno para construir local que atenderá vítimas de violência

|
Redação
(Fotos: Divulgação/Sejusp)

Já está em adiantado andamento na Secretaria de Patrimônio da União (SPU), em Brasília (DF), o processo de cessão de uso da área de 7.000m² existentes em frente a Casa da Mulher Brasileira, onde o Governo do Estado irá erguer o 1º Centro de Atendimento à Criança e Adolescente vítimas de violência do Mato Grosso do Sul.

Na quarta-feira (23), o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, se reuniu com o superintendente da SPU em Mato Grosso do Sul, Tiago Botelho, para discutir a transformação da cessão de uso do terreno em doação.

O secretário de Segurança lembrou que o projeto do Centro de Atendimento à Criança, que está entre as cinco obras prioritárias do Governo do Estado, já está pronto e que há recursos para o início da construção, que deve custar entre R$ 6 milhões e R$ 7 milhões. “Queremos que esse Centro se torne realidade o mais rápido possível”, afirmou Videira.

Conforme o secretário, a nova unidade de segurança será um Centro especializado, com delegacia da Polícia Civil, salas para a Polícia Militar, para o Instituto de Medicina e Odontologia Legal, para psicólogas, brinquedoteca, entre outros espaços.

Tiago Botelho lembrou que a SPU tem a função social de ajudar nas políticas públicas dos estados e municípios. “A criança e o adolescente tem prioridade absoluta, em especial aquelas vítimas de violência, então empregaremos todos os esforços necessários para essa doação se torne realidade o quanto antes”, garantiu o superintendente.

O Centro deve funcionar nos moldes da Casa da Mulher Brasileira, em sintonia com o município, a Defensoria Pública, Ministério Público, Poder Judiciário e Polícia Civil, onde a vítima passe por triagem, atendimento psicossocial, registro de ocorrência, exames de corpo de delito – quando for o caso -, e seja, de imediato encaminhada aos órgãos ou serviços disponíveis.

A reunião desta quarta-feira, contou também com a presença do assessor especial da Sejusp, Luiz Alexandre da Silva.

Veja Também

Justiça do Trabalho determina volta de 70% dos motorista durante greve

Indígenas mantêm interdição parcial no anel viário em Dourados

MS Ativo Cooperação encerra 2025 com adesão total dos municípios

Festival de Ginástica da Prefeitura em Campo Grande