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Central do cadastro único da SAS vira referência para o interior

Serviços são realizados apenas nos três Cras da cidade, mas já há planos para a implantação de uma Central

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Redação
(Foto: Divulgação)

A Central do Cadastro Único implantada pela Prefeitura de Campo Grande em maio do ano passado tem se tornado referência e modelo de atendimento à população. Tanto, que uma equipe da Secretaria de Assistência Social de Sidrolândia esteve na Central, localizada no Bairro Amambaí, para conhecer a estrutura e o funcionamento do serviço.

Recebida pelo secretário municipal de Assistência Social, José Mário Antunes, pela superintendente de Proteção Social Básica da SAS, Inês Mongenot e pela Gerente do Cadastro Único, Viviane Brandão, a equipe formada por quatro profissionais da prefeitura de Sidrolândia ainda recebeu informações e trocou experiência quanto aos benefícios eventuais com a coordenadora do serviço na Capital, Márcia Reis.

O secretário José Mário acompanhou a visita e ressaltou que a Central foi pensada para atender a população com o foco na humanização. “A criação desse espaço sempre foi uma das prioridades da gestão. Além de oferecer aos servidores a possibilidade de atender os usuários em um local adequado, com toda acessibilidade, a população também recebe um atendimento qualificado e ágil”, pontuou.

Capacitações - A eficiência e o preparo dos técnicos que atuam na Central do CadÚnico, assim como ocorre nos Cras, foi um dos pontos mais elogiados pela equipe de Sidrolândia. A coordenadora do Cadastro Único e do Auxílio Brasil do município vizinho, Jocenilda Vaz, explicou que, no momento, os serviços são realizados apenas nos três Cras da cidade, mas já há planos para a implantação de uma Central.

“Soubemos do trabalho realizado em Campo Grande pela mídia, e por isso viemos conhecer o modelo implantado por vocês. Achamos muito importante manter a capacitação contínua dos técnicos para que eles estejam sempre atualizados. Outro ponto que chamou a atenção foi o fato de garantir que o Cadastro Único não seja um setor isolado dentro da gestão, há uma interação com todas as superintendências. Vocês conseguiram unificar os serviços e fazer um trabalho efetivo para a população”, frisou a coordenadora.

Após a visita, a coordenadora ainda ressaltou que observou a importância do modelo implantado pela SAS, de continuar mantendo os serviços nos Cras, apesar da Central. “Dessa forma as famílias que já estão acostumadas com os profissionais dos Cras não perdem o vínculo com eles e também não deixamos desprotegidas as regiões de maior vulnerabilidade”, comentou.

Reconhecimento - A Superintendente da Proteção Social Básica da SAS, Inês Mongenot, disse que a visita reflete o reconhecimento do trabalho da gestão. “É muito positivo e serve como um estímulo para todos nós ver que nosso trabalho está servindo de referência”, afirmou.

Durante a visita a equipe ainda recebeu orientações sobre a utilização de recursos, planejamento, condução de  processos seletivos, capacitações e arquivos de documentos. Na SAS, a documentação de usuários referente ao Cadastro Único tem um arquivamento padronizado em toda a rede, garantindo mais segurança às informações.

O trabalho oferecido à população pela Rede de Assistência Social de Campo Grande tem servido de referência para vários municípios do país e até para o Governo Federal. Também este ano, em junho, a superintendente de Proteção Social Especial da SAS, Tereza Cristina Miglioli Bauermeister recebeu equipe de Ribas do Rio Pardo, que conheceu as instalações da UAIFA I, que acolhe pessoas em situação de rua e da Casa de Passagem Resgate, que atende migrantes e imigrantes.

Na ocasião, os profissionais receberam orientações quanto à implantação e execução do serviço de acolhimento realizado na Capital pela Prefeitura. A ideia é desenvolver o serviço em Ribas tendo como referência o trabalho desenvolvido em Campo Grande

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