Censo intensifica coleta em condomínios de MS
Conforme o IBGE, áreas condominiais do Estado apresentam maior índice de não resposta ao Censo Demográfico


Neste sábado, 15 de abril, condomínios de diversos municípios de Mato Grosso do Sul recebem visita em massa de recenseadores para coleta de informações que comporão o Censo Demográfico 2022. A ação está na reta final de coleta de dados no Estado. A entrevista é segura, rápida, dura entre 5 a 15 minutos, e as informações são confidenciais.
Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Pesquisa (IBGE), responsável pela coleta do Censo, a ação “Condomínio no Mapa” ocorre porque a recusa em receber o recenseador tem sido mais frequente nessas áreas. Em Campo Grande, a ação se concentra nas regiões do Bandeira, Centro e Prosa, onde estão localizados os condomínios com maior percentual de não resposta. Outras regiões serão visitadas no decorrer da campanha.
Na capital, há uma média de 6,5% dos domicílios que ainda não responderam ao Censo e maioria se concentra em áreas condominiais, informa a coordenadora do Censo 2022 em Campo Grande, Sylvia Assad. "A partir do dia 15, o trabalho nesses setores será intensificado e deverá perdurar pelos próximos dias. Além dos horários considerados como comerciais, continuaremos a trabalhar aos finais de semana e à noite, que são os períodos nos quais a gente espera encontrar mais pessoas em casa”, explica.
Domicílios ainda não recenseados devem ligar para o Disque-Censo. Se ninguém no seu domicílio respondeu ao Censo, ligue para 0800 721 8181 e informe. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer telefone fixo ou celular todo os dias da semana das 7h às 20h30.
Balanço parcial - Até o dia 13 de abril, o Censo Demográfico 2022 registrou 1.205.138 domicílios em Mato Grosso do Sul, número 8,4% maior que o estimado. A média estadual de não resposta ao Censo é de 5,08%.
Além disso, em MS, foram efetivamente recenseadas 2,6 milhões de pessoas. Destas, 49% são homens e 51% são mulheres. A média de pessoas por domicílios em MS ficou em 2,81. Esses dados têm caráter provisório e não representam o total de moradores.
O IBGE encerrou, em 28 de fevereiro, a cobertura da coleta domiciliar do Censo Demográfico 2022, alcançando 189.261.144 pessoas recenseadas (91%) no país, levando em conta a prévia da população divulgada em dezembro de 2022.
Rápido e seguro - Os recenseadores trabalham uniformizados com colete, boné e crachá, com identificação do órgão. Responder ao Censo é seguro, pois as informações são confidenciais, tem sigilo garantido e leva de 5 a 15 minutos, em média. As respostas serão utilizadas exclusivamente para fins estatísticos, sem jamais identificar os informantes.
Veja Também
Feira de adoção da Subea acontece neste domingo na Praça da Bolívia
Mude1Hábito: evento gratuito no domingo incentiva vida com mais saúde
Nova ferrovia vai ligar fábrica da Arauco em Inocência à Malha Norte
Indústria responde por 31% das vagas formais geradas em MS no início de 2025
