CDH aprova criação de medalha para combate à violência contra a mulher
Medalha Laço Branco é destinada a homens ou instituições que se destacam no combate à violência contra a mulher
A Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado aprovou nesta quarta-feira (4) um projeto que cria a Medalha Laço Branco, destinada a homens ou instituições que se destacam no combate à violência contra a mulher. A proposta, de autoria da senadora Augusta Brito (PT-CE), foi aprovada com um substitutivo do senador Paulo Paim (PT-RS) e agora segue para análise da Comissão Diretora do Senado.
O Projeto de Resolução do Senado (PRS 110/2023) estabelece que a medalha será concedida anualmente a até três homens ou instituições, com a entrega preferencialmente na semana do dia 6 de dezembro, em referência ao Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. As indicações serão feitas por senadores e apreciadas por um conselho composto por representantes de cada partido político com assento no Senado.
A senadora Augusta Brito destacou a importância da Campanha do Laço Branco, promovida no Brasil desde 1999 e inspirada em uma iniciativa canadense, que busca envolver os homens na luta contra o machismo estrutural e a violência de gênero. Para ela, a medalha é um símbolo de reconhecimento e incentivo à participação masculina nesse combate.
O senador Paulo Paim afirmou que a premiação representa um avanço para o direito das mulheres e fortalece o compromisso dos homens na luta contra a violência de gênero. Outros senadores, como Magno Malta (PL-ES) e Flávio Arns (PSB-PR), enfatizaram a necessidade de envolver toda a sociedade, especialmente os homens, nessa causa.
O Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres foi instituído em memória do massacre ocorrido na Escola Politécnica de Montreal, no Canadá, em 1989, quando um homem assassinou 14 mulheres, gerando a criação do símbolo do laço branco como símbolo do combate à violência contra as mulheres.
(Fonte: Agência Senado)
Veja Também
Procurador da República abre inquérito para investigar ação da PRF
Último fim de semana de 2024 tem espetáculos e shows gratuitos
Câmara aprova fim da contagem de pontos na CNH do motorista que não pagar pedágio
Consórcio Guaicurus diz que incêndio em ônibus foi causado por pane elétrica