Diário Digital
 
Geral

CCZ vai implantar microchip em cães e gatos vacinados

Aplicação do microchip será feita gratuitamente em todos os cães e gatos, machos e fêmeas

|
Redação
AddThis Website Tools
(Foto: Divulgação)

A partir da próxima segunda (30), a equipe profissional do Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura de Três Lagoas vai inserir microchips nos animais que forem levados até o local ou ao Castramóvel para serem vacinados contra a raiva.

A aplicação do microchip será feita gratuitamente em todos os cães e gatos, machos e fêmeas, castrados ou não. É necessário que o animal tenha acima de 3 meses de vida para receber a vacina.

O médico veterinário do CCZ, Everton Ottoni, destaca que a vacinação é fundamental para a saúde do animal, assim como a microchipagem. “O pet deve ser vacinado anualmente contra a raiva e nesta ação, estamos implementando este chip que trará maior segurança ao bicho e ao dono”, explica.

O microchip tem o tamanho de um grão de arroz. A cápsula contendo o item é implantada sob a pele do animal através de um implantador, que se trata de uma agulha especial um pouco mais grossa e que permite a inserção do chip sob a pele.

Ali estarão registrados todos os dados do animal, como: endereço, telefone, características, doenças existentes e medicações.

Esse chip garante a tutela do animal, caso se ele for perdido, qualquer clínica veterinária poderá usar uma leitora e identificar o pet, garantindo a segurança dele até o tutor poder ir buscá-lo. Além disso, o animal ganha uma medalha para ser colocada na coleira que contém um QR Code (código de barras) único que permite acessar as informações por meio da leitura com a câmera do celular.

Em casos de roubo ou desaparecimento, também poderá garantir que o animal que tem um tutor, seja ‘resgatado’, pois somente ele (tutor) poderá fazer a transferência de posse. O uso em viagens é muito necessário, pois diversos países não aceitam migração do Brasil de animais que não sejam microchipados.

A partir de segunda-feira (30), o Castramóvel estará no bairro Vila Piloto, onde o cidadão também poderá levar seu bichinho para vacinação, aplicação do microchip e outros procedimentos.

Veja Também

Inscrições em concursos públicos do IFMS seguem abertas até dia 10

Tribunal de Justiça define novo juiz de cooperação do programa Lar Legal MS

Ruas João Marchesi e Manoel Ferreira terão sentido único em Três Lagoas

Oficina com imortal da ABL aborda relação entre literatura e gramática

AddThis Website Tools