CCZ confirma terceiro caso de morcego infectado com raiva na Capital
Caso foi registrado no bairro Cruzeiro, região central de Campo Grande


O Centro do Controle de Controle de Zoonoses (CCZ) confirma o terceiro caso de morcego infectado com raiva em Campo Grande (MS) no ano de 2023. No ano passado, foram registrados dois casos. O animal foi capturado em residência da região central.
O primeiro caso de morcego positivo para a doença neste ano foi registrado no mês de fevereiro no Jardim Centro-Oeste e o segundo no começo de março no Bairro Tijuca. Ambos receberam ação de bloqueio.
Na próxima segunda-feira, dia 20, agentes do CCZ realizam a vacinação de animais ainda não imunizados contra a doença. Os moradores da região serão orientados em relação aos cuidados necessários. Os agentes vão percorrer ruas do Centro, São Francisco e Cruzeiro, onde o animal foi encontrado. Ele estava vivo e foi recolhido pelo órgão, após acionamento da moradora.
O último caso de raiva humana no município foi registrado em 1968. Já em cães e gatos, o último surto ocorreu 1988. Após 23 anos, ocorreu um caso isolado em 2011 de raiva canina, cujo cão adquirira a doença por meio do contato com um morcego contaminado com o vírus.
Orientações - A população ao encontrar um morcego na residência ou quintal (vivo ou morto) deve isolar o animal com um pano, balde ou caixa sobre ele e entrar em contato com o CCZ por telefone. É necessário ainda evitar que os animais de estimação tenham contato com o morcego e manter em dia a vacinação antirrábica anual em cães e gatos.
Se uma pessoa entrar em contato direto com morcego ou for mordido por algum animal doméstico ou silvestre, deve procurar, imediatamente, a unidade de pronto atendimento (UPA/CRS) mais próxima.
Vacinação antirrábica - A vacina antirrábica para cães e gatos está disponível o ano todo no CCZ, todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados, das 7h às 21.
Veja Também
MS registra mais de 8,9 mil adesões ao novo consignado do FGTS
Mais de 1.700 carteiras de identidade com símbolo do TEA
Hemosul da Capital faz apelo à população por doações de sangue
MP participa de iniciativas de proteção às mulheres e inovação tecnológica
