Geral

Cavalgada movimenta o Centro da Capital

Na Afonso Pena, cavalgada que abriu etapa nacional CLC e Potro do Futuro em Campo Grande

|
Redação
(Foto: Ana Paula Fernandes/PMCG)

A Avenida Afonso Pena virou pista para os mais de 100 cavaleiros e amazonas que participaram da Cavalgada que abriu a etapa nacional CLC e Potro do Futuro em Campo Grande (MS). Montados em seus cavalos, eles percorreram um trajeto de aproximadamente 3,9 km, da Vila Morena até a Prefeitura de Campo Grande, onde foram recebidos pela prefeita Adriane Lopes. Lá, entregaram o convite oficial para o evento que acontece no Parque do Peão desde o dia 28 de agosto e vai até 10 de Setembro.

“Quero dizer que a prefeitura está de portas abertas para apoiar esse esporte, essa modalidade que é a cara de Campo Grande. Eu acredito muito que o esporte transforma vidas, independentemente da área de atuação. O Laço Comprido é uma modalidade que influencia e a tem cara da nossa Campo Grande, e que pode projetar a nossa cidade para o Brasil, para a América do Sul, para o mundo. Eu acredito na nossa capital, que podemos sediar grandes competições nacionais. O laço une e nós vamos estar com vocês nesta parceria”, frisou Adriane Lopes.

O diretor do CLC, Abeldes Júnior, lembrou que a cavalgada sempre esteve presente na história da nossa Capital. “Além de marcar a Etapa Nacional do CLC e o Potro do Futuro, a cavalgada é um evento que envolve as famílias, faz parte da tradição da região e resgata um pouco do que os antepassados dos campo-grandenses viveram nestas mesmas ruas. Quero agradecer a todos os cavaleiros, a todas as famílias que se dispuseram a sair das suas casas hoje. É um prazer e uma honra cavalgar ao lado de vocês, e principalmente, divulgar nossa cultura, nossa tradição e o nosso jeito sul-mato-grossense”, afirmou.

(Foto: Ana Paula Fernandes/PMCG)

Para mostrar um pouquinho de toda essa tradição, foi servido aos participantes um almoço de comitiva com arroz de carreteiro, macarrão de comitiva, mandioca e feijão com pele de porco. Também tinha pimenta e farinha para completar. A comida foi servida como antigamente em pratos esmaltados e servidos direto no tacho.

A modalidade esportiva movimenta toda uma cadeia durante os dias de competições. De acordo com o secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Adelaido Vila, a iniciativa irá movimentar a cadeia produtiva com hotéis, restaurantes, pessoas circulando e consumindo no comércio local, trazendo mais desenvolvimento para Campo Grande. “São duas semanas que iremos reunir as principais delegações, de diversos estados, movimentando a cultura, a economia, o esporte e o lazer de todo o Mato Grosso do Sul, sendo mais uma forma de fortalecer raízes da região”, disse o secretário da Sidagro, Adelaido Vila.

O gostinho do Mato Grosso do Sul também terá lugar garantido no Parque do Peão. Nos dias 8 e 9 de setembro, quando a etapa receberá os atletas nacionais, vai estar aberto ao público o Espaço Delícias do MS. Organizado em parceria com a Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, o local reunirá o melhor da gastronomia e do artesanato, mostrando um pouco da culinária e do fazer artístico do nosso Estado. Tudo com entrada gratuita e música ao vivo.

(Foto: Ana Paula Fernandes/PMCG)

O espaço tem como objetivo principal fomentar o desenvolvimento econômico, dando espaço para que os pequenos empresários de Campo Grande exponham e vendam seus produtos. Heloísa Aparecida da Costa, do Apiário Morada do Sol, não vê a hora de expor no Espaço Delícias do MS. “Participei da Festa do Queijo que abriu muitas portas para a gente e segue abrindo, como agora. Foi muito boa a experiência, conheci muita gente, fiz muitos contatos, e quero continuar indo para as feiras, para as festas, pode me chamar que eu vou.”, concluiu.

Veja Também

Adestrador de cavalos de MS faz sucesso nos Estados Unidos

Moraes pede explicações sobre visitas a presos do Inquérito do Golpe

Rodovia BR-163/MS terá movimento intenso na virada do ano

Confira dicas de médica dermatologista para manter a saúde da pele