Castramóvel percorrerá bairros de Corumbá para castrar cães e gatos
Unidade conta com salas específicas para as cirurgias de castração destes animais


O prefeito de Corumbá (MS) Marcelo Iunes entregou uma unidade Castramóvel para a Secretaria Municipal de Saúde. Adquirido com recursos próprios da Prefeitura de Corumbá e emenda parlamentar viabilizada pelo deputado estadual Márcio Fernandes, o veículo é adaptado para o serviço de esterilização de cães e gatos e conta com salas específicas para as cirurgias de castração destes animais. A secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes, e o secretário Municipal de Governo, Luiz Antônio Pardal, acompanharam a entrega.
“Quero agradecer ao deputado estadual Márcio Fernandes pela iniciativa de nos encaminhar esse recurso, que é de suma importância para os corumbaenses e todos nós da região do Pantanal, na prevenção de doenças. O deputado nos encaminhou R$ 100 mil e viabilizamos mais R$ 90 mil, em recursos próprios e do Fundo Especial de Saúde, para a aquisição do Castramóvel”, disse o chefe do Executivo Municipal.
Ao agradecer ao vereador Nelsinho Dib pela articulação da emenda, junto ao deputado estadual Márcio Fernandes, o prefeito afirmou que o Município vai “trabalhar um convênio com as cidades bolivianas de fronteira, para dentro da legalidade, desenvolvermos ações conjuntas. Precisamos estar unidos, Corumbá, Ladário e as cidades aqui da fronteira com a Bolívia”, disse Iunes.
“É um serviço necessário em Corumbá e precisamos olhar com carinho a questão da saúde animal, que está relacionada à saúde pública. Agradeço também o empenho da nossa secretária de Saúde, Beatriz Assad, e toda sua equipe pelo trabalho para consegurmos entregar mais esse equipamento à nossa população. Temos equipes e profissionais qualificados para o serviço”, ressaltou o prefeito de Corumbá.
O prefeito informou que a Prefeitura trabalha na criação do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres do Pantanal (CREAPAN). O projeto está em fase de execução. O CREAPAN será um local especializado no tratamento de animais selvagens vítimas de acidentes, do tráfico e maus-tratos. O Município viabiliza recursos junto ao Governo do Estado.
O Centro de Reabilitação ficará na mesma área onde será construída a sede da Fundação do Meio Ambiente do Pantanal. Atualmente, o Município conta com uma estrutura provisória na sede da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, o chamado CAE (Centro de Atendimento Emergencial à Fauna Silvestre), onde são atendidos apenas animais de pequeno porte.
A secretária de Saúde, Beatriz Assad, explicou que o Castramóvel vai reforçar um serviço que já existe em Corumbá pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). “É uma questão essencial de saúde pública. Trabalhamos com o conceito de saúde única, que está alicerçada no tripé saúde humana, saúde animal e saúde ambiental. Temos a equipe de Vigilância em Saúde do CCZ, que vai fazer todo o planejamento para uso, que será conforme a demanda. A princípio vamos começar o trabalho com gatos, que são animais de pequeno porte. Inicialmente, o Castramóvel vai para o CCZ que define o planejamento de trabalho nos bairros”.
Também acompanharam a entrega da unidade Castramóvel, realizada nesta quarta-feira, 03 de maio, no campo de futebol da escola CAIC, Mariluce Leão (adjunta de Saúde); Genilson Canavarro de Abreu (Educação); Vital Miguéis (Procon); Ana Cláudia Boabaid (Fundação de Meio Ambiente do Pantanal) e os vereadores Nelsinho Dib; Manoel Rodrigues; Alex Dellas e Samyr Qualhada.
Veja Também
MS registra mais de 8,9 mil adesões ao novo consignado do FGTS
Mais de 1.700 carteiras de identidade com símbolo do TEA
Hemosul da Capital faz apelo à população por doações de sangue
MP participa de iniciativas de proteção às mulheres e inovação tecnológica
