Geral

Cassems lança caderno de receitas do programa 'Cozinha Experimental'

|
Redação

A Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) lançou o seu primeiro caderno de receitas do programa de prevenção “Cozinha Experimental”. O programa foi criado em 2012 para levar aos beneficiários do plano de saúde alternativas saudáveis para a alimentação, sem perder a tradicionalidade e memória afetiva da comida, para, à longo prazo, gerar mais qualidade de vida. Com sete anos de existência, o curso se estendeu para Dourados em 2017.

Lançada junto com o Centro de Prevenção em Saúde, que possui o objetivo de investir em medicina preventiva, a ‘Cozinha Experimental’ já realizou mais de 150 edições e atendeu mais de 2 mil beneficiários. No início, o programa de prevenção possuía uma concepção mais formal, um pouco diferente do que tornou-se hoje. Além de apresentar alternativas diferenciadas para uma alimentação mais saudável, os encontros buscavam superar a ideia de que a culinária nutritiva não poderia estar alinhada com preços acessíveis, sabores e tradicionalidade. As aulas que resultaram em uma coletânea de livros mostraram que, sim, a cozinha também é lugar de prevenção em saúde.

A diretora de Assistência à Saúde da Cassems, Maria Auxiliadora Budib, explica que alimentar-se de maneira saudável é priorizar os ingredientes que leva para a mesa, considerando sempre as alternativas mais nutritivas.

“A prevenção deve começar na cozinha e ser saudável. No plano de saúde já temos essa prática, o caderno é uma proposta para compilar essas informações. Quando você começa a mudar o seu hábito de vida, sem querer, você começa a mudar a rotina das outras pessoas. Os participantes da ‘Cozinha Experimental’ são multiplicadores e reproduzem os aprendizados em suas casas. Sensibilizar pessoas para a qualidade de vida é a função da Cassems”.

A nutricionista e coordenadora da “Cozinha Experimental”, Melissa de Andrade Ayache, foi responsável pela adaptação e compilação das receitas presentes no caderno. Para ela, chegar ao sétimo ano do curso com o lançamento é emocionante.

“Me sinto muito feliz. Hoje, eu percebo que consegui passar os ensinamentos que tinha em mente e que, realmente, os beneficiários reproduziram as receitas em suas casas. Mostramos para eles que é possível ter uma alimentação saudável e, ao mesmo tempo, prática, acessível e saborosa. A saúde não precisa ficar apenas nos consultórios, o participante tem a possibilidade de levar para casa”.

De acordo com a beneficiária e frequentadora assídua das aulas, Sueli Gonçalves Alves, participar da “Cozinha Experimental” foi importante não apenas para a sua saúde. Com o programa de prevenção, ela levou as práticas em alimentação saudável também para sua família. “Com a ‘Cozinha Experimental’, descobri a possibilidade de unir uma alimentação gostosa e saudável, ao mesmo tempo. Os cursos são muito interessantes, aprendi técnicas e utilização de ingredientes que eu nem imaginava. Antes, eu tinha problemas com a glicemia alterada, me recomendaram os cursos e, desde então, pude ver melhoras na saúde”.

O vice-presidente da Cassems, Ademir Cerri, afirma que o programa de prevenção existe em decorrência de uma preocupação com os beneficiários. “O diferencial da ‘Cozinha Experimental’ é que são receitas fáceis, que os beneficiários conseguem fazer no cotidiano. É só uma questão de hábito. Às vezes, realizamos uma alimentação desequilibrada por achar que é mais fácil e mais rápido. No entanto, com organização, dá para manter uma alimentação saudável, equilibrada e prática”.

Para o conselheiro Fiscal da Cassems, Ricardo Bueno, o projeto vem ao encontro com a proposta do plano de saúde, em levar prevenção para os beneficiários. “Um programa de prevenção que visa a alimentação saudável, adequada, que previne doenças, tem tudo para ser um sucesso e crescer mais, pois a população também está focada nisso, em práticas em saúde para uma velhice de qualidade”.

O presidente da Cassems, Ricardo Ayache, conta que representantes da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), instituição reguladora dos planos de saúde, estiveram em Campo Grande e conheceram o Centro de Prevenção da Caixa dos Servidores, onde acontecem as aulas da “Cozinha Experimental”. “Representantes da ANS estiveram aqui e realizaram uma visita e ficaram impressionados com a nossa estrutura, com hidroginástica, academia, pilates e as aulas de culinária, um projeto muito interessante, que coloca em prática aquilo que deveria ser a tônica de todos os planos de saúde”.

Veja Também

SES alinha estratégias para enfrentamento das arboviroses em MS

Cursos de artesanato ampliam oportunidades para reeducandos da Capital

Seminário debate impactos de eventos severos e ações de prevenção em MS

Pesquisa revela que brasileiros preferem ganhar presentes a PIX