Geral

Casos de infecções no sistema digestivo crescem 159% em Campo Grande

De acordo com a Sesau, foram registrados 3.697 casos de sintomas gastrointestinais neste ano

|
Da redação
(Foto: Luiz Alberto/Arquivo)

A Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau) de Campo Grande registrou 3.697 casos de sintomas gastrointestinais neste ano. No ano passado, a Capital registrou 428 casos e agora com os dados comparados do dia 8 a 15 de setembro, o número subiu 159% na última semana.

Em 2023, ao todo, Campo Grande teve 51.425 casos e em 2024 já são 71. 737. Desta maneira, a Sesau recomenda a higiene das mãos, dos alimentos, e em caso de contaminação, muita hidratação.

Além disso, todos os pacientes são orientados a procurar uma Unidade de Saúde da Família (USF) em casos de sintomas leves e no caso de agravamento dos sintomas procurar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou Centros Regionais de Saúde (CRS).

Ministério da Saúde – As doenças diarreicas agudas (DDA), são caracterizadas por uma síndrome em que há ocorrência de no mínimo três episódios de diarreia aguda em 24 horas, ou seja, diminuição da consistência das fezes e aumento do número de evacuações, quadro que pode ser acompanhado de náusea, vômito, febre e dor abdominal. Em geral, são doenças autolimitadas com duração de até 14 dias.

Em alguns casos, há presença de muco e sangue, quadro conhecido como disenteria. A depender do agente causador da doença e de características individuais dos pacientes, as DDA podem evoluir clinicamente para quadros de desidratação que variam de leve a grave.

A diarreia pode ser de origem não infecciosa, podendo ser causada por medicamentos, como antibióticos, laxantes e quimioterápicos utilizados para tratamento de câncer, ingestão de grandes quantidades de adoçantes, gorduras não absorvidas, e até uso de bebidas alcoólicas, por exemplo. Além disso, algumas doenças não infecciosas também podem desencadear diarreia, como a doença de Chron, as colites ulcerosas, a doença celíaca, a síndrome do intestino irritável e intolerâncias alimentares como à lactose e ao glúten.

Causas – As doenças diarreicas agudas (DDA) podem ser causadas por diferentes microrganismos infecciosos (bactérias, vírus e outros parasitas, como os protozoários) que geram a gastroenterite – inflamação do trato gastrointestinal – que afeta o estômago e o intestino. A infecção é causada por consumo de água e alimentos contaminados, contato com objetos contaminados e também pode ocorrer pelo contato com outras pessoas, por meio de mãos contaminadas, e contato de pessoas com animais.

Quais são os fatores de risco para doenças diarreicas agudas? Qualquer pessoa, de qualquer faixa etária e gênero, pode manifestar sinais e sintomas das doenças diarreicas agudas após a contaminação. No entanto, alguns comportamentos podem colocar as pessoas em risco e facilitar a contaminação como – ingestão de água sem tratamento adequado; consumo de alimentos sem conhecimento da procedência, do preparo e armazenamento; consumo de leite in natura (sem ferver ou pasteurizar) e derivados; consumo de produtos cárneos e pescados e mariscos crus ou malcozidos; consumo de frutas e hortaliças sem higienização adequada; viagem a locais em que as condições de saneamento e de higiene sejam precárias; falta de higiene pessoal.

Veja Também

Animais domésticos terão direito a RG com cadastro nacional

Procurador da República abre inquérito para investigar ação da PRF

Último fim de semana de 2024 tem espetáculos e shows gratuitos

Câmara aprova fim da contagem de pontos na CNH do motorista que não pagar pedágio