Casos de Coronavírus sobem para 53 em MS

Os dois novos casos confirmados são de moradores do sul do Estado. Um é de Dourados, que teve contato com viajantes de São Paulo e Paraná, e outro de Batayporã que teve contato com uma pessoa infectada na mesma cidade. Com essas confirmações sobe para 53 o número de pessoas com Coronavírus em Mato Grosso do Sul desde o início da contabilização da estatística, em 14 de março. Desse total, 27 pessoas estão curadas e sem os sintomas da doença, 09 permanecem internadas e as demais estão em isolamento domiciliar.
Os números foram atualizados na manhã desta quinta-feira (02). A Secretaria Estadual de Saúde mudou a dinâmica de divulgação de dados do coronavírus em Mato Grosso do Sul, para atender solicitação do Ministério da Saúde. Com isso, a partir de agora o relatório sai às 10h30, ao vivo, pela página do governo no Facebook, e não mais no período da tarde.
De acordo com o levantamento foram 607 notificações, 53 confirmações, 28 aguardando resultados de exames, 515 descartados, 11 excluídos e um óbito. A única morte é de uma paciente de 64 anos, com enfisema pulmonar, moradora de Batayporã.Ela contraiu por contato com as irmãs que estiveram este ano na Bélgica. Em Campo Grande, o número de casos oficiais continua em 38.
O secretário de Saúde, Geraldo Rezende, reforçou "que as próximas semanas serão decisivas e por isso fiquem em casa”. Ele apresentou um gráfico que mostra que no dia 18 de março mais de 50% da população estava recolhida em seus lares. Dez dias depois, no dia 28 de março, o número de pessoas em isolamento social já caiu para 47%. “Podemos perceber que tem mais gente nas ruas, nos supermercados e por isso peço: fiquem em casa e sigam as recomendações da Organização Mundial de Saúde, Ministério da Saúde e secretarias de saúde”, ressaltou. Ainda segundo o secretário, houve um aumento significativo dos casos em São Paulo e a preocupação é com a proximidade com o território paulista.
A preocupação com o isolamento social também foi reforçada por Christine Maymone, secretária-adjunta de saúde de MS. Segundo ela a orientação é para que as pessoas fiquem em casa com suas famílias e não circulando entre amigos. “Percebemos que o aumento de casos se deu entre adultos jovens. É para ficar em casa, com a família, não fazendo festa dentro da casa, churrasco com amigos”. De acordo com o levantamento, 33% dos infectados tem idade de 30 a 39 anos e 19,9% estão na faixa etária de 20 a 29 anos.
Veja Também
Polícia Civil e IAGRO apreendem quase duas toneladas de carne imprópria para consumo em Selvíria
Festival América do Sul 2025 registra recorde na coleta de resíduos recicláveis
Dourados alerta sobre golpe com falsos cursos de agente de saúde
