Casa dos Ventos capacita mulheres para atuar no setor de energia solar em MS
Curso integra ações ESG da empresa e incentiva presença feminina no setor de energias renováveis

A Casa dos Ventos, referência nacional em energias renováveis, concluiu a capacitação de 40 mulheres em montagem de placas fotovoltaicas, no município de Paranaíba–MS. O curso, gratuito, teve duração de 120 horas, sendo 80 teóricas e 40 práticas, e integra as ações ESG da companhia voltadas ao desenvolvimento local e à inclusão feminina no setor energético.
A formação foi realizada entre 25 de agosto e 7 de outubro, em parceria com o SENAI/MS, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e o Consórcio Seriemas. As aulas teóricas ocorreram nas dependências da UFMS, enquanto a parte prática foi ministrada diretamente nas obras de uma usina solar da Casa dos Ventos que está sendo implantada na região.
Durante o curso, as participantes aprenderam noções de eletrônica, eletrotécnica, montagem de painéis solares, normas de segurança do trabalho e regulamentações do setor. Todas receberam certificação do SENAI, válida em todo o território nacional, o que as habilita a participar de processos seletivos em empresas do ramo de energia solar.
Segundo Erick Lima, diretor de Estratégia e Gestão Corporativa da Casa dos Ventos, o programa reflete o compromisso da empresa com a sustentabilidade e a diversidade.
“Iniciativas como essa vão ao encontro do nosso pilar ESG. Elas levam desenvolvimento às comunidades do entorno dos projetos e reforçam nossa cultura baseada em conhecimento, inovação e justiça social”, afirmou.
A Casa dos Ventos estuda aproveitar parte das profissionais capacitadas nas futuras etapas de operação e manutenção da usina de Paranaíba. O Consórcio Seriemas, responsável pela fase de montagem do empreendimento, também avalia a contratação de algumas das formandas
Veja Também
Governo de MS entrega 115 títulos de regularização fundiária a famílias de Jardim
IFMS divulga resultado preliminar da seleção para cursos técnicos integrados
Veja como decorar a casa economizando energia e sem risco de acidentes
APAE da Capital destaca Laboratório pioneiro de Análise de Movimento