Carreta do SUS chega a Três Lagoas para ampliar atendimentos e exames especializados
Unidade móvel atenderá mulheres já cadastradas na fila do SUS e reforça o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa à população que a Carreta da Saúde da Mulher já está no município. A unidade móvel, vinculada ao Ministério da Saúde, é resultado de parceria com a Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) e tem como objetivo ampliar o acesso a exames e atendimentos especializados voltados à saúde feminina.
(Foto: Samantha Hurley| Burst)
Conforme a programação estabelecida, os atendimentos terão início no dia 1º de dezembro e serão direcionados, inicialmente, às mulheres que já se encontram na fila do sistema municipal de regulação. A carreta permanecerá em Três Lagoas por, no mínimo, 30 dias.
O município é o primeiro do interior de Mato Grosso do Sul a receber a unidade nesta etapa da ação, que também beneficiará pacientes de toda a região da Costa Leste, ampliando o acesso a exames preventivos e diagnósticos de média complexidade.
Durante o período de funcionamento, a Carreta da Saúde da Mulher ofertará os seguintes exames e procedimentos:
- Mamografia digital,
- Ultrassonografia mamária bilateral;
- Ultrassonografia transvaginal e pélvica;
- Colposcopia;
- Punção de mama por agulha grossa;
- Excisões do colo uterino (tipos I e II);
- Biópsias de mama e do colo uterino;
- Consultas médicas especializadas e teleconsultas;
- Exames anatomopatológicos de mama e do colo uterino.
- A ação tem como foco o diagnóstico precoce e o cuidado integral à saúde da mulher, com ênfase na prevenção e no rastreamento do câncer de mama e do colo do útero.
Atendimento será exclusivamente para mulheres já cadastradas
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que os atendimentos realizados pela Carreta da Saúde da Mulher serão destinados exclusivamente às pacientes que já estão cadastradas no sistema municipal e que aguardam na fila por exames e procedimentos ginecológicos e mamários.
Atualização de cadastro é fundamental
A SMS orienta que todas as mulheres que se enquadram nesse perfil procurem a sua Unidade de Saúde da Família (USF) de referência para realizar a atualização cadastral. Após esse procedimento, as equipes de saúde entrarão em contato para efetuar o agendamento dos atendimentos na unidade móvel.
Veja Também
Políticas sociais avançam e 40 mil deixam a pobreza em MS
Governo de MS entrega 115 títulos de regularização fundiária a famílias de Jardim
IFMS divulga resultado preliminar da seleção para cursos técnicos integrados
Veja como decorar a casa economizando energia e sem risco de acidentes