Geral

Carreta do Hospital do Amor atende na Vila Cidade Morena até sexta

|
Redação

Até a próxima sexta-feira, 30 de agosto, moradoras da região sul de Campo Grande poderão fazer os exames Papanicolau e mamografia gratuitamente, isso porque a carreta do amor está na Unidade Básica de Saúde DR. Vicente Fragelli, localizada na rua Jaguariuna, 543, Vila Cidade Morena.

O atendimento será das 07 às 17 horas e diariamente serão distribuídas 60 vagas de mamografia e 100 de preventivo. A carreta é bem equipada e conta com profissionais capacitados, além disso, os resultados chegam via correios na casa dos pacientes e em casos de resultados positivos para malignidades, os pacientes já são encaminhados para tratamento.

De acordo com a enfermeira Esthefani Uchôa, o agendamento deve ser feito por meio dos agentes comunitários de saúde ou diretamente na UBS Cidade Morena. As pacientes precisam levar os documentos pessoais: RG, CPF, Cartão do SUs e comprovante de residência e estar dentro da faixa etária de cada exame: "Recomendamos que mulheres de 25 a 64 anos façam o preventivo uma vez por ano, já o intervalo de tempo na mamografia depende da idade da paciente: aconselha-se que mulheres de 40 a 49 anos realizem o procedimento uma vez por ano, e mulheres de 50 a 69 refaçam o exame de 2 em 2 anos".

A enfermeira ressalta ainda a importância de estar em dias com os exames: "o Papanicolau tem o proposito de diagnosticar precocemente lesões que antecedem o câncer de colo de útero e a mamografia é a melhor forma de detectar o câncer de mama, é fundamental que as mulheres estejam atentas a sua saúde".

Continuando o trabalho de atendimento gratuito à população campo-grandense, a carreta do Hospital do Amor estará no dia 02 de setembro, na Unidade Básica de Saúde do Lar do Trabalhador, localizado na rua dos Narcisos, os agendamentos devem ser feitos junto à unidade básica da região, ou com os agentes de saúde. 

Veja Também

Programa domiciliar evita amputação e idosa comemora cura ao lado do prefeito

Prefeitura de Dourados forma agentes em curso de motociclista batedor

TJMS mantém condenação de fabricante por acidente causado por defeito em bicicleta elétrica

Sefaz orienta empresas sobre transição ao novo sistema nacional de NFS-e em 2026