Carreta da Justiça levará serviços para população de Jateí e Vicentina
Desde que foi lançada, em 2016, a iniciativa leva conforto no atendimento ao jurisdicionado


Nos dias 20 e 21 de Novembro, a Carreta da Justiça estará em Jateí para levar gratuitamente os serviços da justiça aos moradores da cidade, distante 265 km da Capital. Desde que foi lançada, em agosto de 2016, a iniciativa está levando mais qualidade e conforto no atendimento ao jurisdicionado.
Em 2022, quando a unidade móvel esteve na localidade, 250 pessoas circularam pela Carreta, cujo serviço mais procurado foi o reconhecimento de união estável e sua conversão em casamento, totalizando 24 atendimentos. Foram realizados ainda três divórcios, uma exoneração de alimentos e um reconhecimento de união estável. No total foram abertas 29 novas ações.
Na mesma semana, nos dias 23 e 24, a Carreta atenderá a população de Vicentina. Em novembro do ano passado, enquanto esteve lá, 260 pessoas circularam pela unidade móvel do Poder Judiciário em busca de soluções para suas demandas.
A exemplo de outras comarcas, em Vicentina também o reconhecimento de união estável e sua conversão em casamento foi o mais procurado, chegando a 27 casais atendidos. Houve ainda 12 divórcios, um reconhecimento de união estável e uma conversão de separação em divórcio. Foram abertas 41 novas ações e feitos 99 agendamentos, atendimentos, consultas, informações e orientações gerais.
Na verdade, a Carreta da Justiça, além de aproximar o Judiciário da população, propicia cidadania a pessoas que nunca tiveram a possibilidade de utilizar as atividades judicial e judiciária, sem a necessidade de se deslocar para a cidade onde existe um Fórum.
As próximas cidades a receber a unidade móvel, de acordo com o calendário, depois de Jateí e Vicentina, são Laguna Carapã (27 e 28/11), Douradina (30/11 e 01/12), Aral Moreira (11 e 12/12) e Antônio João (14 e 15/12).
A unidade móvel é uma miniatura de um fórum e tem gabinete do juiz, sala para promotor, defensor público, sanitário, uma pequena copa e a varanda na frente para recepção das pessoas, o que totaliza 44 m².
Veja Também
Projeto perfura dez poços freáticos em comunidades indígenas de Dourados
Brics lança concurso para startups lideradas por mulheres
Pé de Soja Solteiro mobiliza produtores em busca do título de maior produtividade
Projeto do IFMS sobre IA e química é premiado na Febrace 2025
