Diário Digital
 
Geral

Carreta da Justiça estará em Jaraguari nesta quinta e sexta-feira

Veículo viaja pelo Estado para levar o Judiciário aos locais onde não há fórum

|
Redação
AddThis Website Tools
(Foto: Divulgação/TJMS)
Nesta quinta e sexta-feira, dias 22 e 23 de Fevereiro, a Carreta da Justiça do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) leva acesso facilitado à justiça estadual aos moradores do município de Jaraguari. 
 
Levar o Judiciário sul-mato-grossense aos locais onde não há fórum é um dos objetivos da atual gestão do Tribunal de Justiça de MS, sob o comando do Des. Sérgio Fernandes Martins, que tem como uma de suas metas a transformação do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul. 
 
Entre as ações disponíveis à população estão alimentos, cobrança, conversão da separação judicial em divórcio, divórcio, execução de alimentos, exoneração de alimentos, guarda, investigação de paternidade, modificação de guarda, reconhecimento da união estável e sua conversão em casamento ou dissolução e reconhecimento de paternidade.
 
Os trabalhos em Jaraguari serão coordenados pelo juiz Giuliano Máximo Martins, designado pela Presidência do TJMS.
 
O calendário completo de 2024 das jornadas da “Carreta da Justiça”, bem como a lista dos documentos necessários para propositura das ações mencionadas e demais informações, podem ser encontradas no endereço https://www.tjms.jus.br/carreta-da-justica ou pelo telefone 67 98462-8249.
 
Balanço – Como resultado da ação nesta semana em Paraíso das Águas, ocorrida na segunda e terça-feira, dias 19 e 20 de fevereiro, a Carreta da Justiça atendeu 361 pessoas. Foram abertas 40 ações. 
 
O serviço mais procurado foi o reconhecimento de união estável e sua conversão em casamento, com 34 ocorrências, além de 5 divórcios e 1 pedido de alimentos. Foram prestados ainda outros 180 atendimentos diversos, com consultas, informações e orientações gerais. A Defensoria Pública registou 45 atendimentos. 
 
Saiba mais – O Provimento nº 372, do TJMS, instalou a Vara da Justiça Itinerante e, como parte do programa “Judiciário em Movimento”, idealizou a Carreta da Justiça.
 
A escolha dos municípios e localidades para onde a unidade móvel circulará observa critérios técnicos e ocorre de acordo com a conveniência do Poder Judiciário estadual.
 
Quanto aos serviços oferecidos, a Vara da Justiça Itinerante (Carreta da Justiça) tem jurisdição em todo o MS e possui competência para apreciar e julgar todas as ações de natureza cível, criminal e juizados especiais distribuídas durante as jornadas da Carreta, sendo facultativo o exercício do direito de ação pelo interessado.

Veja Também

Criptomoedas podem ser penhoradas pela Justiça, decide STJ

MS Cultural 2025 transforma Mato Grosso do Sul em palco para grandes artistas brasileiros

Ação entre policiais do MS e GO resulta em 6 prisões em Goiás

Visita institucional reforça a proteção às vítimas de crimes em MS

AddThis Website Tools