Geral

Carreta da Indústria 4.0 leva tecnologia de ponta a 3 mil alunos em MS

Iniciativa do Senai percorre 30 escolas em 12 municípios, proporcionando acesso a robôs, plantas modernas e óculos de realidade virtual para estudantes do Ensino Médio

|
Redação
(Foto: Reporodução Sistema Fiems)

Mais de 3 mil alunos do Ensino Médio de escolas estaduais de Mato Grosso do Sul estão tendo a oportunidade de explorar tecnologias avançadas por meio da Carreta da Indústria 4.0, que percorre mais de 30 escolas em 12 municípios. A iniciativa oferece acesso a robôs, plantas modernas e óculos de última geração.

De acordo com Renato Tavares, diretor técnico do Senai, o objetivo é proporcionar aos alunos um contato direto com tecnologias que muitas vezes não estão disponíveis em suas instituições de ensino. “Promovemos esse primeiro contato realmente para encantar o aluno e estimular o interesse em buscar mais conhecimento e construir carreiras nessas áreas”, explicou Tavares.

A unidade móvel estará em operação do final de setembro até o início de dezembro deste ano, visitando escolas em diversas cidades, incluindo Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Aral Moreira, Sonora, Rio Verde, Chapadão do Sul, Cassilândia, Aparecida do Taboado, Três Lagoas, Bataguassu e Corumbá.

Entre as tecnologias apresentadas estão um projeto holográfico em 3D, um robô quadrúpedo, uma planta de simulação da Indústria 4.0, óculos de realidade virtual e realidade mista, além de instalações voltadas para energia renovável, como produções fotovoltaicas e eólicas. Os alunos também terão a oportunidade de interagir com o robô Cruzr do Senai.

Veja Também

Forte calor: relatório indica intensa mortandade de corais em 2024

Tecnologia oferece menor tempo e mais precisão no diagnóstico de brucelose

Novo ataque no Paraná deixa mais quatro indígenas feridos

Pesquisador investiga cartas escritas por indígenas em 50 anos