Diário Digital
 
Geral

Capital vira referência em políticas públicas para jovens

|
Redação
AddThis Website Tools

Campo Grande se tornou uma referência em políticas para a juventude. Tanto que o subsecretário de Juventude, Maicon Nogueira, a convite da ONU-Habitat e do Fórum Nacional de Secretários de Juventude, apresentou os resultados obtidos pela Prefeitura da Capital com o Programa Levanta Juventude, no I Encontro de Gestores de Juventude do Nordeste em Olinda – PE.

A experiência de Campo Grande serviu como modelo de gestão para os mais de 80 gestores presentes. O evento tem como objetivo oferecer soluções aos gestores para serem aplicadas a cada município.

Na ocasião, Maicon Nogueira, destacou o Programas Levanta Juventude e Telecentro 2.0 que em apenas 2 anos passaram mais de 4,5 mil jovens, inseridos nos três pilares da formação; a capacitação, orientação e empregabilidade.

Em 2018, reportagem especial do Diário Digital destacou o trabalho da Subsecretaria de Juventude da Capital para qualificar jovens da Capital e encaminhar para o mercado de trabalho, através de parcerias com empresas. Tudo é oferecido de graça. Basta ao jovem procurar a Subsecretaria e fazer a inscrição. Veja reportagem.

Desafios - Na programação do I Encontro de Gestores de Juventude do Nordeste, a secretária Nacional da Juventude Jayana Nicaretta, apresentou um painel sobre os avanços, desafios e novas perspectivas, no qual falou sobre o bônus demográfico, a Agenda Juventude 4.0 e sobre a 4ª Revolução Industrial, a atual diretriz para o planejamento das políticas públicas voltadas a empregabilidade.

“A secretaria está montando uma Agenda Juventude 4.0, inovadora que prepara os jovens para as novas competências do futuro. A razão pela urgência da agenda da empregabilidade, é que a partir da era digital, os empregadores brasileiros estão demandando novas competências dos nossos jovens”, pontuou.

Com o projeto e planejamento de sua gestão em mãos, a secretária nacional de Juventude,  Jayana Nicaretta da Silva comentou do mapeamento feito de 109 programas do Governo Federal que envolvem o tema juventude.

“Dentre essas ações, selecionamos os 12 mais relevantes e importantes para o tema da empregabilidade. São eles hoje, programas que envolvem o Ministério da Educação, o Ministério da Cidadania e o Ministério da Ciência e Tecnologia”, disse Jayana.

Participam do evento, a secretária nacional de Juventude, Jayana Nicaretta da Silva; o prefeito do município, Professor Lupércio; o vice-prefeito, Márcio Botelho; o secretário de Educação da Cidade de Olinda, Paulo Roberto; o representante da Organização das Nações Unidas, Alex Armênio.

Veja Também

Quatro imóveis são desocupados no centro da Capital após denúncias

Com mais de 245 mil contribuintes em atraso, última parcela do IPVA vence nesta sexta

Mais de 50 moradores em situação de rua procuraram acolhimento no Parque Ayrton Senna

Defesa Civil emite alerta de geada para Campo Grande nesta sexta-feira (30)

AddThis Website Tools