Geral

Capital vai ultrapassar 50 mil imóveis visitados em ação contra dengue

Sete grandes bairros da região do Segredo serão visitados durante 15 dias

|
Redação
(Foto: Divulgação)

Bater de porta em porta, olhar cada pratinho de planta, balde, comedouro dos animais e ainda orientar os moradores sobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito da dengue, o Aedes Aegypt, é a rotina dos agentes de saúde que participam da operação Meu Bairro Limpo – Todos em Ação contra a Dengue em Campo Grande. Na etapa V da megaoperação que começou na quarta-feira (29), na Escola Municipal Licurgo de Oliveira Bastos, sete grandes bairros da região do Segredo serão visitados durante 15 dias. A expectativa é que mais de 50 mil imóveis sejam visitados até o final do mutirão.

O coordenador do controle de endemias da Secretaria Municipal da Saúde (Sesau), Vagner Ricardo dos Santos, ressalta a importância da participação da população para a compreensão dos problemas e aprendizagem da eliminação dos focos e criadouros do mosquito. “Os agentes visitam as casas, identificando onde é o possível criadouro e aí ele retira e orienta o morador a fazer o descarte correto desse material”.

Casos - Já são 8.353 os casos de dengue notificados em Campo Grande, o balanço faz parte do boletim epidemiológico da semana 19 que compreende de 12/05/2024 a 18/05/2024. A Capital tem um dos menores índices da doença entre os 79 municípios do Estado, e nenhuma morte foi registrada até agora. No Brasil, a doença avança, já são mais de 2.600 mortos e mais de 5 milhões de casos prováveis.

Toda atenção é pouca para que a Capital continue com baixos índices da dengue, pelo menos cinco bairros da região do Segredo estão com risco alto de incidência da doença. Já as áreas do Monte Castelo, José Abrãao e parte do Coronel Antonino apresentam risco moderado. A medição é feita com base no número de casos notificados na área para cada 100 mil habitantes. Em toda a Capital, oito bairros estão com registro muito alto dos casos: Los Angeles, Noroeste, Caiobá, Centenário, Nova Campo Grande, Núcleo industrial, Lageado e Parati.

Pontos de coleta - O coordenador ressalta ainda que as áreas visitadas são escolhidas com antecedência, conforme grau de necessidade. “A gente já tem mapeado as áreas críticas, prioridades na atuação. O impacto é a retirada desses criadouros e a conscientização da população que fazem a diferença nesse momento”, conclui.

Em pouco mais de 4 meses, foram eliminados 1.970 depósitos com larvas do mosquito e destruídos outros 29.961 locais que serviam de foco para a dengue.

Confira os locais de descarte na região do Segredo:

1 – Jardim Anache, Rua Dálas – 241

2 – Coronel Antonino, quadrilátero entre as ruas Albatroz e Pavão

Serviço:

Meu Bairro Limpo – Todos em Ação contra a Dengue

Local: Escola Municipal Licurgo de Oliveira Bastos

Endereço: Rua Antônio de Moraes Ribeiro, 1056 – Vila Nasser

Horário: 8h

Veja Também

Adestrador de cavalos de MS faz sucesso nos Estados Unidos

Moraes pede explicações sobre visitas a presos do Inquérito do Golpe

Rodovia BR-163/MS terá movimento intenso na virada do ano

Confira dicas de médica dermatologista para manter a saúde da pele