Diário Digital
 
Geral

Capital terá transporte de graça para candidatos do Enem e Vestibulares

Estudantes deverão apresentar o comprovante de inscrição nos referidos exames

|
Redação
AddThis Website Tools
(Foto: Luiz Alberto/Arquivo)

Campo Grande (MS) vai conceder gratuidade do transporte público para estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e nos vestibulares das universidades públicas da Capital em dias de prova presencial. A medida está prevista na Lei nº 7.075 sancionada pela prefeita Adriane Lopes (PP) nesta segunda-feira, dia 17 de Julho.

A prova do Enem será realizada nos dias 5 e 12 de Novembro deste ano e já conta com 47 mil inscrições em Mato Grosso do Sul. “Nós estamos atendendo uma reivindicação dos milhares de estudantes que irão realizar o Enem e os vestibulares em dias de provas. Esse é uma ação muito importante e pontual, que vai atender os jovens que irão realizar a prova, e que por muitas vezes não possuem condições de se deslocarem até o local do exame”, disse a Prefeita.

A obtenção de gratuidade se dará mediante a apresentação do comprovante de inscrição nos referidos exames, de forma física ou digital, e documento do estudante em formato legível, com nome completo do inscrito, local e data da prova.

“É um benefício para os alunos que vão realizar a prova do ENEM, tendo em vista que infelizmente, muitos estudantes não conseguem ir fazer o exame, justamente pela dificuldade na locomoção. Esse projeto garante que todos tenham acesso à prova, que muda o destino de vida de muitas pessoas”, aponta Marcos Otacílio da Conceição Corrêa, presidente do Grêmio Estudantil Hérculos Maymone e que representou cerca de outros 300 grêmios de Campo Grande.

Prefeita sancionou a nova lei nesta segunda-feira (Foto: Divulgação)

As provas do Enem acontecem em dois domingos do mês novembro (dias 05 e 12), quando normalmente o aluno não tem direito a usar o cartão de transporte. “Nós temos o gabinete de rua e chegou até nós o pedido desse benefício por meio de vários alunos, principalmente da rede pública. Eles nos explicaram que em várias outras cidades do Brasil, já existia a gratuidade e aqui ainda não. A juventude é a experiência do futuro. Mas nós precisamos entender que eles precisam viver o hoje. E esse ano, a realidade vai ser diferente, todos terão livre acesso para ir realizar o Enem aqui em Campo Grande, sem o risco de não ter meio de transporte gratuito para esses dias,” disse o vereador Ronilço Guerreiro, autor do PL e que representou a Câmara Municipal de Campo Grande.

A Lei entra em vigor na data de sua publicação. O ato de sanção contou com a presença de diversas autoridades, como por exemplo o vereador Ronilço Guerreiro (autor do PL), secretários municipais como Maicon Nogueira (Sejuv), Janine de Paula (Agetran), Paulo Silva (Funsat) e Odilon de Oliveira (Agereg).

Veja Também

TJMS lança nova página da Infância com assistente virtual Tejotinha

Aprovado projeto que garante transparência na distribuição de remédios

Seminário sobre Violência contra Mulheres será realizado em 31 de Julho

Três Lagoas oferece transporte gratuito para consultas e exames pelo SUS