Capital terá plantio de mudas no Arco do Ipê neste sábado
Ação é aberta ao público e ocorre a partir das 08h, na avenida Desembargador José Nunes da Cunha
Os campo-grandenses e visitantes que estiverem de passagem pela capital neste sábado, 26 de novembro, podem aproveitar a manhã para auxiliar os servidores da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (Agems) no replantio de mudas de ipê. A ação ocorre no Arco do Ipê, a partir das 8h, na avenida Desembargador José Nunes da Cunha.
Conforme a Agems, o replantio visa conscientizar a população a respeito da preservação desse bem tão valioso com papel importante dentro do Meio Ambiente. Além de reduzir os custos de energia, o cultivo da árvore melhora o gerenciamento de águas pluviais e controla erosões, absorve o gás carbônico, libera oxigênio, melhorando a qualidade e umidade do ar, além de absorver ruídos e o barulho na cidade.
Conhecida pela cultura de plantar árvores a Capital Sul-mato-grossense foi considerada por dois anos consecutivos uma das cidades mais arborizadas do mundo pela rede Tree Cities of the World. O título foi concedido às cidades que se comprometem a cultivar e a manter florestas urbanas.
O Ipê é a árvore símbolo do Estado sul-mato-grossense por meio da lei 5.228, de 16 de junho de 2018. É a árvore mais encontrada nas ruas e que na sua estação traz ainda mais beleza e encanta a população. A espécie tem origem da língua indígena tupi e significa casca dura, também conhecida como pau d’arco, já que antigamente os índios utilizavam a madeira dessas árvores para fazerem os seus arcos de caça e defesa.
Veja Também
Bancos voltam a funcionar normalmente hoje
MS encerra 2024 com mais de R$ 2,4 bilhões investidos em saúde