Geral

Capital terá plantio de mudas no Arco do Ipê neste sábado

Ação é aberta ao público e ocorre a partir das 08h, na avenida Desembargador José Nunes da Cunha

|
Redação
(Foto: Reprodução/Governo de MS)

Os campo-grandenses e visitantes que estiverem de passagem pela capital neste sábado, 26 de novembro, podem aproveitar a manhã para auxiliar os servidores da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (Agems) no replantio de mudas de ipê. A ação ocorre no Arco do Ipê, a partir das 8h, na avenida Desembargador José Nunes da Cunha.

Conforme a Agems, o replantio visa conscientizar a população a respeito da preservação desse bem tão valioso com papel importante dentro do Meio Ambiente. Além de reduzir os custos de energia, o cultivo da árvore melhora o gerenciamento de águas pluviais e controla erosões, absorve o gás carbônico, libera oxigênio, melhorando a qualidade e umidade do ar, além de absorver ruídos e o barulho na cidade.

Conhecida pela cultura de plantar árvores a Capital Sul-mato-grossense foi considerada por dois anos consecutivos uma das cidades mais arborizadas do mundo pela rede Tree Cities of the World. O título foi concedido às cidades que se comprometem a cultivar e a manter florestas urbanas.

O Ipê é a árvore símbolo do Estado sul-mato-grossense por meio da lei 5.228, de 16 de junho de 2018. É a árvore mais encontrada nas ruas e que na sua estação traz ainda mais beleza e encanta a população. A espécie tem origem da língua indígena tupi e significa casca dura, também conhecida como pau d’arco, já que antigamente os índios utilizavam a madeira dessas árvores para fazerem os seus arcos de caça e defesa.

 

Veja Também

Jardim de Natal abre programação no dia 12 com a chegada do Papai Noel

Novo centro de triagem em Três Lagoas reforça preservação ambiental

Consórcio afirma enfrentar crise financeira decorrente da inadimplência nos repasses devidos pelo Poder Público

Sejuv abre inscrições para oficina gratuita de penteados com tranças na próxima semana