Geral

Capital recebe selo de boas práticas em cidades inteligentes

Selo avalia ações e o nível de desenvolvimento das cidades brasileiras em seis dimensões

|
Redação
(Foto: Divulgação)

A Prefeitura Municipal de Campo Grande recebeu nesta semana o Selo Connected Smart Cities, uma ferramenta para incentivar o desenvolvimento e reconhecer as boas práticas em cidades inteligentes. Criado neste ano de 2022, o reconhecimento é dado para municípios que são referência no desenvolvimento das cidades inteligentes e mobilidade urbana.

“Estamos na iminência da instalação do Parque Tecnológico, que será sem dúvida um passo importante na ampliação desse ecossistema de inovação. Então, o Selo é mais um incentivo e a prova de que estamos caminhando no rumo certo, transformando Campo Grande na Capital das Oportunidades”, ressalta a prefeita Adriane Lopes.

O Selo avalia ações e o nível de desenvolvimento das cidades brasileiras em seis dimensões, sendo cinco de caráter autodeclarado e um considerando o resultado de cada uma delas, nas últimas edições do Ranking Connected Smart Cities.

As ações são avaliadas nos seguintes aspectos:

Ecossistema de Inovação, que tem como objetivo analisar as boas práticas refletidas na regulação do Ecossistema de Inovação Municipal;
Planejamento de Infraestruturas e Serviços de TIC, onde é observado o impacto de boas práticas refletidas no planejamento de TICs do Município;
Maturidade para Parcerias, que explora o aspecto das boas práticas refletidas na colaboração do poder privado na cidade.
Por último, a avaliação leva em consideração a tendência de evolução no Ranking Connected Smart Cities, identificando o reflexo de boas práticas nos indicadores da cidade.

Na 8ª Edição do Ranking Connected Smart Cities 2022, foram mapeados 680 municípios com mais de 50 mil habitantes no país com o objetivo de apresentar as cidades mais inteligentes e conectadas. Campo Grande só ficou atrás do Distrito Federal dentre as cidades com mais de 500 mil habitantes da região Centro-Oeste.

O Ranking é composto por 75 indicadores em 11 eixos temáticos: Urbanismo, Economia, Educação, Empreendedorismo, Energia, Governança, Mobilidade, Segurança, Tecnologia & Inovação, Meio Ambiente e Saúde. O conceito de Smart Cities entende que o desenvolvimento só é atingido quando os agentes de desenvolvimento da cidade compreendem o poder de conectividade entre todos os setores.

Idealizado pela Necta e Urban Systems, o ranking apresenta as configurações reais das cidades e funciona como um dos pontos de partida para compreender indicadores e níveis de desenvolvimento do município.

 

Veja Também

Projeto redefine prazos para renovar a CNH conforme a idade do motorista

Projeto estabelece limites para gastos publicitários em estatais

Dicas para criar momentos de aprendizado durante as férias escolares

Nova lei que impede volta do DPVAT em 2025