Geral

Capital poderá ter Dia de Conscientização sobre a Síndrome de Tourette

Proposta visa ampliar a compreensão e sensibilizar a população sobre esta condição neuropsiquiátrica

|
Redação
(Foto: Divulgação)

A vereadora Luiza Ribeiro (PT) deu um importante passo em direção à inclusão e ao respeito às diferenças no município de Campo Grande ao protocolar um projeto de lei que institui o Dia Municipal de Conscientização sobre a Síndrome de Tourette, celebrado anualmente no dia 7 de junho. Este projeto visa ampliar a compreensão e sensibilizar a população sobre esta condição neuropsiquiátrica, que é frequentemente mal-entendida e pode levar a discriminações.

A Síndrome de Tourette (ST), classificada na CID 10, é uma condição que provoca em quem a possui a realização de atos impulsivos e repetitivos, conhecidos como tiques, que variam em forma e intensidade. Desde movimentos simples, como piscar os olhos, até expressões verbais involuntárias, esta síndrome pode causar significativo desconforto e constrangimento aos seus pacientes.

Através da proposta da vereadora, o município de Campo Grande reconhece a necessidade de combater o estigma e o isolamento frequentemente enfrentados por pessoas com a Síndrome de Tourette. "A desinformação contribui para o bullying e isolamento social dos pacientes, afetando negativamente suas vidas acadêmicas e profissionais. Além disso, a condição muitas vezes vem acompanhada de ansiedade, irritabilidade e fobia social, agravando o sofrimento dos pacientes", destaca Luiza Ribeiro em sua justificativa.

O projeto não só almeja aumentar a conscientização pública sobre a Síndrome de Tourette, mas também enfatiza a importância da divulgação de tratamentos adequados e a promoção de campanhas educativas. A iniciativa segue o exemplo do estado do Mato Grosso do Sul, que já possui uma data oficial para a conscientização sobre a síndrome, instituída pela Lei no 6.133, de 31 de outubro de 2023, graças ao esforço do Deputado Estadual Pedro Kemp (PT).

Ao reconhecer o Dia Municipal de Conscientização sobre a Síndrome de Tourette, Campo Grande dá um passo significativo para promover a inclusão e o respeito à diversidade dentro de sua comunidade, enviando uma mensagem clara de apoio e compreensão às pessoas afetadas pela síndrome e suas famílias.

Veja Também

Justiça do Trabalho determina volta de 70% dos motorista durante greve

Indígenas mantêm interdição parcial no anel viário em Dourados

MS Ativo Cooperação encerra 2025 com adesão total dos municípios

Festival de Ginástica da Prefeitura em Campo Grande