Geral

Capital lança atendimento psicossocial para jovens

Projeto 'Quem Ama Cuida – Grupo Terapêutico e Psicoterapia' é gratuito e direcionado para jovens com problemas psicológicos

|
Gabriel Telê Santana
(Foto: Luiz Alberto)

Em comemoração aos 124 anos de Campo Grande, a Prefeitura lançou nesta quarta-feira (06) o Projeto “Quem Ama Cuida – Grupo Terapêutico e Psicoterapia”, programa que vai oferecer a partir do dia 12 de setembro, atendimento psicossocial direcionado a jovens acima de 15 anos e suas famílias. O projeto tem como objetivo garantir acesso dos adolescentes, jovens e responsáveis ao atendimento especializado, seja ele individual ou por meio de grupos terapêuticos (psicoterapia em grupo).

Os encontros serão semanais e trabalhadas habilidades como autoconfiança, autocontrole, autoestima, entre outros. O jovem vai passar por uma triagem psicossocial, onde será avaliada a necessidade e a demanda. O projeto também conta com parcerias com universidades, que disponibilizarão acadêmicos de psicologia do último ano, que auxiliarão nos atendimentos.

Secretaria Adjunta faz abertura do lançamento, Michele Ferreira (Foto: Luiz Alberto)

Grupo Terapêutico

O grupo terapêutico é uma ferramenta de apoio e desenvolvimento para os jovens. Por meio das interações no grupo, aprendem a se expressar e a ouvir, a desenvolver empatia e compreensão pelos outros. Além disso, o jovem tem a chance de adquirir habilidades sociais, como a resolução de conflitos e a comunicação assertiva, ajudando a lidar com os desafios do dia a dia.

" As vezes os jovem não consegue entrar no mercado de trabalho ou mesmo se socializar com pessoas, por que ele não autoestima, não tem consição mesmo. Nós aqui do grupo terapêutico e terapia individual, para os jovens estarem recebendo esse apoio, mas que isso, nós vamos levar esse atendimento psicológico para sete regiões de Campo Grande, esse jovem que vamos levar até a secretaria, ele não tem condições financeiras, muito menos para pagar o tratamento psicológico. Nós estamos a disposição para o jovem durante três períodos, de manhã, tarde e noite, por que tem aquele jovem sem tempo, que trabalha, estuda e acaba que fica sem tempo para ir até o atendimento." Explica Psicóloga Débora Uchoa.

Psicóloga, Débora Uchoa-(Foto; Luiz Alberto)

“Participar de um grupo terapêutico nos permite construir conexões significativas com pessoas que estão passando por situações semelhantes. Compartilhar nossas histórias, medos e conquistas dentro de um ambiente acolhedor e confidencial é uma oportunidade valiosa de crescimento pessoal”, explica a psicóloga Debora Uchoa.

(Foto; Luiz Alberto)

 


"Nós temos um grupos de assistentes sociais que está fazendo estudo com o jovem, com uma terapia individual e uma terapia em grupo, que a terapia em grupo, ela também cuida e ajuda o jovem psicologicamente." Debora sobre o trabalho mental nos jovens.

(Foto: Luiz Alberto)

"Todos nós pagamos impostos e esses impostos é que pagam prestações de qualidade e isso é importante para nossa cidade, para que conseguimos manter o respeito, de como podemos tratar a cidade e para que a cidade passa a continuar ser a capital das oportunidades, mas não só oportunidade de empresários, de trabalho, é oportunidade de uma nova vida de se encontrar como pessoa." Disse representante da prefeita de Campo Grande, João Rocha.

Momento em que Diretora administrativa da Estácio, Maysa Colombo assina lançamento do programa (Foto: Luiz Alberto)

Nas sete regiões

O programa “Quem Ama Cuida” é coordenado pela Secretaria Municipal de Juventude e será levado paras as sete regiões da cidade, por meio de parcerias, onde acontecerão rodas de conversas, workshops e palestras com certificação. Serão disponibilizadas, aproximadamente, 400 vagas para a terapia na sede da Secretaria e mais 210 vagas para os atendimentos nos bairros.

Informações sobre os atendimentos pelo whatsapp (67) 99131-4671.

Veja Também

Animais domésticos terão direito a RG com cadastro nacional

Procurador da República abre inquérito para investigar ação da PRF

Último fim de semana de 2024 tem espetáculos e shows gratuitos

Câmara aprova fim da contagem de pontos na CNH do motorista que não pagar pedágio