Geral

Capital celebra Dia de Proteção das Araras com plantio de Manduvi

Árvore de grande porte é considerada peça chave para a preservação das araras que consomem as sementes

|
Redação
(Foto: Divulgação)

O Dia 22 de setembro é celebrado o Dia Municipal de Proteção das Araras e sendo Campo Grande reconhecida como a Capital das Araras, é necessário destacar a importância quanto a conservação das árvores e da diversidade biológica da fauna, em especial das araras tão presentes no dia a dia da nossa cidade.

Para auxiliar na manutenção arbórea  a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur), em parceria com o Instituto Arara Azul, realizou nesta sexta-feira (22), mais um plantio de árvores da espécie Manduvi (Sterculia apetala). A árvore de grande porte é considerada peça chave para a preservação das araras que consomem as sementes e utilizam sua cavidade para fazer seus ninhos.

A diretora-executiva do Instituto Arara Azul, Eliza Mense, destacou a ação como um dia de exaltação às araras e a importância das parcerias para a sua preservação. “Estamos aqui de uma forma simbólica juntamente com a Semadur e com demais parceiros, para comemorar o dia que a Prefeitura, através de uma lei estabelecida em 2021, que instituiu um dia de proteção das araras. Isso é muito importante, uma data que veio ao encontro do nosso trabalho e missão, vemos como reconhecimento de proteção das nossas aves que embelezam nossa Campo Grande”.

A bióloga e colaboradora associada do Instituto Arara Azul, Larissa Tinoco, explanou sobre a necessidade de mais plantios e manutenção das áreas verdes “Estamos aqui criando um futuro bosque das aves, para posteriormente poder fornecer alimento e mostrar para as crianças a importância de plantar, de manter a biodiversidade no ambiente urbano e o porquê precisamos fazer isso, não só para as araras, mas para as aves no geral”.

A secretária municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Kátia Sarturi, salientou a relevância de parcerias entre o poder público e instituições para a preservação ambiental “Os técnicos da Semadur escolheram o local, indicaram os espaços para o plantio e prepararam a área para receber as mudas oriundas do nosso Viveiro Flora do Cerrado. O Instituto, juntamente com parceiros, auxiliou no plantio e também irá zelar pela área. Ações em parceria despertam o sentimento de pertencimento daquela comunidade quanto à necessidade de preservação da sua região”.

Quanto às políticas públicas, em 2015, através da Lei Municipal n. 5.561, de 15 de junho, Art.1º, a arara-canindé (Ara ararauna) foi instituída como Ave Símbolo do Município de Campo Grande, indo ao encontro do esforço e dedicação do Projeto “Aves Urbanas-Araras na Cidade” pela conservação da espécie.

Em 2018, a Lei Municipal n. 6.075 foi sancionada para proibir o corte, derrubada, remoção ou sacrifício de árvores, adultas ou não, onde situam-se ninhos de arara-canindé e arara-vermelha (Ara chloropterus). Recentemente, a Lei Municipal n. 6567, de 19 de março de 2021, reconheceu o Município de Campo Grande como a Capital das Araras e instituiu o dia 22 de setembro como o dia “Municipal de Proteção das Araras”.

O Objetivo de eleger este dia é o levar a informação à coletividade sobre a necessidade de assegurar a conservação da fauna local, tendo as Araras como espécie bandeira.

Adote um filhote - Adote um filhote é uma campanha que foi lançada e encontra-se na sua terceira edição, onde pessoas e/ou empresas podem adotar filhotes de arara-canindé em Campo Grande. Uma adoção simbólica, onde a equipe do Instituto Arara Azul cuida e realiza todo o monitoramento, a biometria desses filhotes, e os padrinhos recebem as informações através de relatórios, além de um certificado e poder batizar o filhote com o nome que desejar.

Para adotar um filhote de arara-canindé entre em contato com o Instituto Arara Azul, e faça parte desse trabalho que é tão importante para a conservação dessa espécie na capital.

Veja Também

Detran vai atender quase 3 mil exames práticos neste fim de ano

Projeto cria lei para proteger crianças de publicidade em ambiente digital

Energisa alerta para a segurança da rede elétrica durante queima de fogos de artifício

Pela 2ª vez, Helena foi o nome mais escolhido em MS; confira o ranking