Geral

Capital abre consulta pública para Política de Arborização Urbana

Além da consulta pública, será realizada uma reunião pública para apresentar e discutir a minuta

|
Redação
(Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb) e da Secretaria de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades), informa que está aberto o período para envio de contribuições e sugestões sobre a minuta do Projeto de Lei Complementar que institui a Política Municipal de Arborização Urbana, em conformidade com a Lei Complementar n. 341, de 4 de dezembro de 2018, e suas alterações – Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental de Campo Grande (PDDUA).

As propostas poderão ser encaminhadas até o dia 6 de Outubro para o e-mail gabinete@planurb.campogrande.ms.gov.br ou protocoladas na Planurb (Avenida Calógeras, 356 – Glória – entrada pela Rua Dr. Mário Corrêa), das 8h às 16h.

A Auditora Fiscal de Meio Ambiente, Silvia Rahe, ressalta os principais pontos da proposta. “A revisão do Plano Diretor de Arborização Urbana, que se transformará na Política Municipal de Arborização Urbana, é um marco para Campo Grande. Mais do que atualizar regras técnicas de plantio, poda e supressão, essa legislação amplia a visão para uma política pública integrada, conectando arborização, mudanças climáticas, equidade socioambiental e qualidade de vida. Estamos criando um sistema robusto, que protege áreas verdes, assegura conectividade no perímetro urbano, incentiva a participação social e estabelece critérios claros de manejo e fiscalização. Essa revisão dá à cidade instrumentos modernos para planejar o futuro, fortalecendo a infraestrutura verde e garantindo que cada morador tenha acesso aos benefícios das árvores. É uma oportunidade de tornar Campo Grande mais resiliente, saudável e sustentável para as próximas gerações.”

Além da consulta pública, será realizada uma reunião pública para apresentar e discutir a minuta. O encontro será transmitido ao vivo pelo YouTube e acontecerá no dia 8 de outubro (quarta-feira), às 18h, na sede da Planurb.

O secretário da Semades, Ademar Silva Júnior, reforça a importância da participação da comunidade. “Campo Grande já é reconhecida nacional e internacionalmente pela gestão da arborização urbana e queremos ampliar esse protagonismo. A construção de uma política sólida depende da contribuição de toda a sociedade. Convidamos cada morador a participar da audiência pública e enviar sugestões, para que o Projeto de Lei Complementar reflita as necessidades e expectativas de quem vive a cidade. Este é um momento decisivo para definirmos, juntos, como Campo Grande seguirá planejando e cuidando da arborização, reafirmando nosso compromisso com o meio ambiente, a qualidade de vida e o futuro sustentável da Capital.”

A minuta do Projeto de Lei Complementar foi elaborada por um Grupo Técnico (GT) do Comitê de Meio Ambiente (Comea), composto por Planurb, Semades, Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) e Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). Após seis reuniões, o texto foi validado pelo Comea durante a 98ª Reunião Ordinária, realizada em 10 de setembro de 2025.

Serviço:

Reunião Pública sobre a Política Municipal de Arborização Urbana
Data: 8 de outubro de 2025
Horário: 18h
Local: Planurb – Avenida Calógeras, 356 – Glória – entrada pela Rua Dr. Mário Corrêa
Documentos da reunião: www.campogrande.ms.gov.br/planurb

Transmissão ao vivo: www.youtube.com/@educacaoambientalplanurbcg9987

Veja Também

Justiça do Trabalho determina volta de 70% dos motorista durante greve

Indígenas mantêm interdição parcial no anel viário em Dourados

MS Ativo Cooperação encerra 2025 com adesão total dos municípios

Festival de Ginástica da Prefeitura em Campo Grande