Geral

Campo Grande terá festival com atividades voltadas à primeira infância

Evento gratuito que celebra a infância de forma sensível e poética: por meio da arte, do brincar e da convivência

|
Redação
(Foto: Élcio Paraíso/Bendita Conteúdo)

De 5 a 7 de Setembro, o Centro Cultural José Octávio Guizzo, em Campo Grande (MS), será palco do Festival D’Água na Peneira – Arte e Cultura para a Primeira Infância, um evento inteiramente gratuito que celebra a infância em sua forma mais sensível e poética: por meio da arte, do brincar e da convivência.

Contemplado pelo edital nº 25/2024 com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de fomento à cultura (PNAB) da Primeira Infância, o festival propõe uma imersão no universo artístico-cultural da primeiríssima infância, reunindo espetáculos, oficinas, vivências e momentos formativos voltados a bebês, crianças pequenas, famílias, professores e agentes culturais.

Com uma programação multilinguagem, o Festival tem a intenção de valorizar a poética da primeira infância. De acordo com uma das idealizadoras e proponente do projeto, Giulia Schröder, o D’água na Peneira - Arte e Cultura para a Primeira Infância, volta seu olhar para o bebê e crianças pequenas, numa iniciativa inédita em Campo Grande. “Reconhecemos o bebê e a criança pequena como   sujeitos de direitos e, por meio do Festival, iremos ofertar um primeiro contato desses sujeitos com a Cultura, , , apresentando a eles  o teatro,  a dança,  a música, as artes plásticas, a literatura e muito mais! É um evento completo para toda a família”, diz.

Ao longo dos três dias de evento, artistas, educadoras e grupos de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo compartilham suas criações e saberes em atividades que vão de contação de histórias a dança materna, passando por teatro, literatura, música e formação profissional.

(Foto: Élcio Paraíso/Bendita Conteúdo)

Além das apresentações e oficinas, o Festival promove uma exposição de obras de arte criadas por crianças em parceria com escolas públicas de Campo Grande (MS) e Belo Horizonte (MG), reforçando o protagonismo das infâncias como produtoras de cultura e pensamento.

De acordo com Juliana Daher, também idealizadora do evento, responsável pela Cia. Pé de Moleque (Minas Gerais), a iniciativa surge como um importante espaço de fortalecimento das linguagens artísticas para bebês e crianças da primeira infância, contribuindo com a valorização da Cultura da Infância e fomentando a troca entre artistas, pesquisadores, educadores e famílias.

“No Brasil as iniciativas artísticas e culturais voltadas para os bebês e crianças da primeira infância ainda acontecem em número reduzido e por grupos e artistas pontuais. Em Campo Grande, a Cia D´água na Peneira é um desses grupos com pesquisa e trabalho voltados para a primeira infância. Entre os nomes confirmados para este evento estão Lucilene Silva (SP), Cia Pé de Moleque (MG), Ludmila Yarasukai (MG), Bárbara Flor (MG), Mariana Stocchero (MS[S4] ), Ciro Brincante (MS) e Trupe Teatro de Brincar (MS)”, conclui.

(Foto: Élcio Paraíso/Bendita Conteúdo)

Confira a programação completa:

1º dia - 05 de setembro - TEMA: Gostava mais do vazio do que do cheio

 

14 às 16h- OFICINA DE FORMAÇÃO: Acalantos e Brincadeiras – LUCILENE SILVA (SP)

19 h- ABERTURA com Peneirinha  de Versos - CIA D´ÁGUA NA PENEIRA (MS)

19h30- RODA DE CONVERSA:  POÉTICAS NA PRIMEIRA INFÂNCIA com a participação de Lucilene Silva (SP), Juliana Daher (MG) e Mariana Stocchero, e com mediação de Giulia Schröder (MS).

 

2º dia - 06 de setembro - TEMA: Do chão e das coisas desimportantes

10h- OFICINA: Dança Materna para bebês de colo- LUDMILA YARASUKAI (MG)

10h - VIVÊNCIA LITERÁRIA PARA BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS: Leitura no Colo –CIA PÉ DE MOLEQUE (MG)

11h- ESPETÁCULO TEATRAL- Tindolelê- TEATRO DE BRINCAR (MS)

14h- CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS- CIRO BRINCANTE (MS)

15h- OFICINA: Dança Materna para bebês caminhantes- LUDMILA YARASUKAI (MG)

16h- ESPETÁCULO MUSICAL: Canto de Passarim –CIA PÉ DE MOLEQUE (MG)

 

3º dia - 07 de setembro - TEMA: Peraltagens

10h- OFICINA PARA BEBÊS: Meu livro na ponta dos dedos- JÚLIA AZEREDO (MG)

10h- OFICINA PARA CRIANÇAS: Corpo que risca, história que dança-BÁRBARA FLOR (MG)

11h- OFICINA: Vivências Musicais- MARIANA STOCCHERO (MS)

14h-TEATRO DE MAMULENGOS: Eu e tu puxa o rabo do tatu- BÁRBARA FLOR (MG)

15h- OFICINA PARA CRIANÇAS DE 3 A 6 ANOS: Brincando com palavras - JÚLIA AZEREDO (MG)

16h- ENCERRAMENTO: BRINCAÇO CULTURAL- CIA D'ÁGUA NA PENEIRA (MS)

Serviço - O Festival D’Água na Peneira – Arte e Cultura para a Primeira Infância acontece nos dias 5, 6 e 7 de Setembro no Centro Cultural José Octávio Guizzo, localizado na rua 26 de agosto, 453, Centro, com entrada gratuita. Siga as redes sociais do projeto clicando aqui.

Veja Também

Corumbá abre Jardim de Natal com shows, feira de artesanato e presépios

Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado

Indígenas promovem nova interdição na MS-156 em Dourados

Corumbá lança campanha “Celular Seguro” com ação integrada