Diário Digital
 
Geral

Campo Grande recebe o 1º Circuito de Cinema LGBTQIAPN+ catarinense

Circuito Transforma será entre os dias 16 e 18 de Julho, no Museu da Imagem e do Som

|
Redação
AddThis Website Tools
Organizadores do evento (Foto: Divulgação)

A efervescente cena audiovisual LGBTQIAPN+ de Santa Catarina ganhará as telas do Museu da Imagem e do Som (MIS/MS) entre os dias 16 e 18 de julho, em Campo Grande (MS), com a com a realização da primeira edição do Circuito Transforma - 1º Circuito Nacional de Cinema LGBTQIAPN+ catarinense.

Serão realizadas três sessões gratuitas de curtas-metragens na programação (com classificação indicativa de 12, 14 e 16 anos), exibindo um total de quinze produções que abordam temas relacionados à sexualidade, gênero e à cultura queer catarinense. A seleção inclui filmes de ficção e não ficção, documentários e animações, que obtiveram grande reconhecimento em renomados festivais nacionais e internacionais, especialmente na Transforma - Festival de Cinema da Diversidade de Santa Catarina, principal catalisador do segmento audiovisual LGBTQIAPN+ na região Sul do Brasil.

“O Circuito Transforma surge da necessidade de a gente ampliar o acesso ao audiovisual LGBTQIAPN+ produzido em Santa Catarina. A Transforma tem se mostrado uma vitrine importante para esses filmes, porém com circulação limitada. Mesmo sendo um modelo para outros eventos, é necessário observar quais filmes estão sendo produzidos, quais longas estão sendo exibidos e quais curtas estão sendo premiados. Dessa forma, buscamos atingir novos públicos e levar a nossa produção audiovisual LGBTQIAPN+ que está em constante crescimento”, afirma Arthur Gomes, realizador do evento. 

As sessões de curtas-metragens acontecem entre 16 e 18 de Julho, às 19h. O ingresso é gratuito, devendo ser retirado no local de exibição, com 30 minutos de antecedência.

Oficina temática LGBTQIAPN+ - O Circuito Transforma promoverá  também debates ao término de cada sessão de cinema e uma imperdível oficina de produção cultural LGBTQIAPN+ com os organizadores do evento, Arthur Gomes - a drag Susaninha, e Thomas Dadam.

“Essa oficina proporcionará um ambiente de intercâmbio, onde será possível compartilhar conhecimento, com ênfase naqueles que estão ingressando no segmento de eventos LGBTQIAPN+. O objetivo é impulsionar e incentivar ações locais, resultando na criação de novos projetos culturais, com enfoque na perspectiva da política pública.”, diz o produtor, Thomas Dadam.

A oficina de produção cultural LGBTQIAPN+ ocorrerá no dia 17 de julho, às 14h, e contará com a presença de um intérprete de libras. As inscrições já estão disponíveis  por meio do link:  https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScA1NWX-ZtTco-XJQF1vbO6kB5tpfiVfLB4lJrUGHIwOO8U2w/viewform.

1º Circuito Transforma - Organizado pela BAPHO Cultural de Florianópolis, produtora referência no setor cultural LGBTQIPAN+ no Sul do Brasil, o Circuito Transforma é um projeto financiado pelo Prêmio Catarinense de Cinema - Edição Especial Lei Paulo Gustavo/2023 (Edital de Concurso Público nº 32/2023). Além de Campo Grande (MS), o evento itinerante passará pelas cidades de Brasília (DF), Quixadá (CE), Recife (PE) e Vitória (ES). 

Confira os filmes que serão exibidos no 1º Circuito Transforma, com suas respectivas classificações indicativas:

Sessão 1 (Classificação 12 anos)

A Cabeça e o Corpo (Dir. Miriam Mirando e Val Dobler, 2023) 

As Rendas de Dinho (Dir. Adriane Canan, 2019)

Isso Sempre Acontece (Dire. Lara Koer, 2022)

(sub)urbana (Dir. Vini Poffo, 2023)

 

Sessão 2 (Classificação 14 anos)

Apenas o que Você Precisa Saber de Mim (Dir. Maria Augusta V. Nunes, 2017)

Disk-Man (Dir. Andy Rodriguez, 2023)

Drag Story: lendas e babados (Dir. Viviane Rodrigues e Marco Aurélio, 1997)

Nos habíamos amado tanto y detestado sin pudor (Dir. Solana Llanes, 2022)

Selma Depois da Chuva (Dir. Loli Menezes, 2019)


 

Sessão 3 (Classificação 16 anos)

O Amigo do Meu Tio (Dir. Renato Turnes, 2022)

O Prazer é Todo Meu (Dir. Vanessa Sandre, 2023)

Projeção Queer (Dir. Gabriel Turbiani, 2019)

Quando eu cheguei (Dir. Romy Huber, 2023)


Serviço:

1º Circuito Nacional de Cinema LGBTQIAPN+ Catarinense

De 16 a 18 de julho de 2024

Local: Museu da Imagem e do Som - MIS/MS (Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559 - Vila Carvalho)

Siga o Circuito Transforma nas redes: @transformafest e @circuitotransforma

Veja Também

Suzano abre vagas em três cidades de MS com inscrições até abril

Sancionada lei que cria Patrulha Maria da Penha em Dourados

Ministério Público investiga extração ilegal de basalto em Deodápolis

Imposto de Renda pode virar apoio para crianças com câncer em Campo Grande